sexta-feira, 24 setembro 2021

Posições Políticas

É tempo de lutar, é tempo de mudar!

tmp_de_mudarCampanha do PCP em torno da defesa do aparelho produtivo, do emprego com direitos, contra a precariedade e pela valorização dos salários prossegue no distrito de Leiria.

Quando a crise do sistema capitalista a nível mundial revela não só as incapacidades deste para resolver os problemas da humanidade como, bem pelo contrário, os agrava lançando milhões de pessoas na miséria

Quando os Estados intervêm com a introdução de milhões de euros no sistema financeiro, ou a nacionalização dos prejuízos, não para salvar os principais atingidos, os trabalhadores e, os micro e pequenos empresários, mas sim o grande capital financeiro.

Quando crescem os salários e subsídios em atraso e, o aumento do desemprego face à crise que abala o sistema capitalista tende alargar-se, podendo atingir indústrias com peso significativo de trabalhadores, como os moldes, que depende fortemente das exportações e da indústria automóvel.

Quando verificamos que o distrito de Leiria concentra a maior dívida de empresas e particulares à banca revelando a enorme dependência de milhares de pessoas do empréstimo bancário para a sobrevivência, quer de empresas que face à cada vez maior dilatação dos prazos de pagamento nas trocas comerciais com o exterior a ele tiveram que recorrer, quer de trabalhadores que em resultado do empréstimo bancário (cujas taxas de juro se tornaram incomportáveis) contraído para a aquisição de casa vivem hoje uma situação de desespero e angústia.

Quando o governo português vai avançando com paliativos, em vez de enfrentar os problemas tomando medidas de fundo que ataquem realmente a situação e resolvam os problemas das pessoas e das micro, pequenas e médias empresas.

Quando verificamos que PS, PSD e CDS-PP no distrito mantêm a linha da promoção do acessório, e as eleições como fim final da sua actividade em vez de revelarem preocupações com a grave situação económica e social que atravessa o distrito.

O PCP no distrito de Leiria prosseguiu a campanha “ É tempo de lutar, é tempo de mudar! – Mais força ao PCP” contactando durante toda a semana mais de mil trabalhadores através da distribuição de documentos junto de várias empresas, culminando esta etapa da campanha com um Comício no próximo dia 24 de Outubro no IPJ em Leiria, com a presença do Secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa.

A DORLEI do PCP reclama a urgente tomadas de medidas com vista a salvar o tecido produtivo regional e milhares de postos de trabalho.


Marinha Grande, 14 de Outubro de 2008

A Direcção da Organização Regional do PCP

Imprimir Email