sexta-feira, 24 setembro 2021

Posições Políticas

Preservar o património e a história da resistência ao fascismo e da fortaleza de Peniche

pcp2peqDurante os últimos dias tem sido feito um grande alarido, em torno da instalação de uma pousada na fortaleza de Peniche que durante anos foi lugar onde estiveram presos políticos da ditadura fascista entre eles Álvaro Cunhal e outros destacados dirigentes comunistas.

 

Importa antes de mais esclarecer que a fortaleza de Peniche é património do Estado. Estado que aliás ao longo dos anos nunca tratou deste importante e simbólico património da resistência ao fascismo, deixando-o degradar.

Sendo conhecido o posicionamento da Câmara de não permitir a construção de algo que fira a história da fortaleza e da resistência ao fascismo e sendo desta a última palavra quanto ao projecto, o alarido em curso só pode ser entendido à luz da febre eleitoralista do PS e da tentativa de alguns dos seus dirigentes, utilizando os movimentos onde participam dando a imagem de esquerda que há muito perdeu.

Pela parte do PCP reiteramos o nosso posicionamento de sempre, não obstaculizando outras utilizações, salvaguardar o património histórico de resistência ao fascismo que constitui a fortaleza de Peniche, melhorando, ampliando e divulgando o espaço museológico da resistência .

O combate contra as ideias e práticas fascizantes, faz-se todos os dias, lembrando o que foi o fascismo, combatendo a sua ideologia, as violações dos direitos dos trabalhadores, a limitação das liberdades, o desenvolvimento das medidas securitárias, o PCP está na primeira linha desse combate.

A Direcção regional de Leiria do PCP

Imprimir Email