quarta-feira, 22 setembro 2021

DORLEI lança campanha no Distrito

no_ao_cdigo_do_trabalho

Conferência de Imprensa sobre a Campanha Nacional do PCP


"É tempo de lutar,
é tempo de mudar!
Mais força ao PCP!"

 

Declaração de Filipe Rodrigues do Executivo da Direcção da Organização Regional de Leiria do PCP 

No quadro da Campanha Nacional do PCP lançada na Festa do Avante!, que decorre sob o lema “É tempo de lutar, é tempo de mudar! - Mais força ao PCP”, centrada no combate às famigeradas alterações ao código do trabalho do governo PS, por um aumento geral dos salários reais que reponha o poder de compra perdido, contra a precariedade e as injustiças sociais, a Direcção da Organização Regional de Leiria do PCP aditou a estes objectivos gerais, a defesa do emprego e do aparelho produtivo regional hoje fortemente fragilizado. De facto, os problemas com que os trabalhadores e o povo de Leiria se defrontam, assumem proporções de grande gravidade. Todos os dias encerram empresas produtivas (como são exemplo a Dâmaso, Canividro, Marividros e Secla), indústrias tradicionais estão hoje ameaçadas, o desemprego aumenta, os salários degradam-se face a um custo de vida galopante, a fome e a miséria tendem a tomar conta da vida de milhares de pessoas.                                        

Esta situação tem causas e causadores, que é preciso denunciar, pois não podem ficar impunes, escondendo-se atrás do biombo do discurso vazio e das promessas vãs. É preciso dizer que PS, PSD e CDS-PP, são parte integrante e integrada deste processo de degradação da situação de milhares de trabalhadores, pequenos e médios empresários e agricultores. Basta de folclore e fingimentos, basta de hipocrisia e encenação das falsas diferenças, entre os autores materiais da situação com que milhares de pessoas no nosso distrito se debatem.

É pois com o propósito de denunciar esta situação, mas simultaneamente apresentar propostas e soluções para os problemas, que o PCP promove esta campanha que decorrerá no distrito desde hoje até ao final de Outubro. Esta campanha contará com um conjunto muito diversificado de acções das quais destacamos, sessões/debate em torno da política social do governo e o código do trabalho, distribuições de documentos e contactos com trabalhadores em cerca de 50 empresas e locais de trabalho, afixação de MUPI's e outros materiais de propaganda, contactos e reuniões com organizações representativas dos trabalhadores e agricultores, iniciativa sobre os problemas da pesca e dos pescadores, uma visita às principais empresas encerradas no distrito, que constituirá um autêntico roteiro de denuncia da política de direita promovida pelo PS, o PSD com ou sem CDS-PP, de ataque ao aparelho produtivo e de destruição de postos de trabalho e para a qual convidamos desde já os senhores jornalistas a nos acompanharem.

Esta campanha contará ainda com a realização de um comício no dia 25 de Outubro em Leiria com a presença do Secretário-geral do PCP Jerónimo de Sousa. A Direcção da Organização Regional de Leiria do PCP, está convicta que a acção e intervenção do Partido no distrito contribuirá para o esclarecimento e a mobilização dos trabalhadores e da população contra a política direita e por uma política de ruptura com o actual estado de coisas, por um novo rumo e uma nova política para Portugal que tenha no centro o trabalho e os trabalhadores, o desenvolvimento e a modernização do aparelho produtivo regional. É pois com esta convicção e com a certeza que com o PCP mais forte e com a luta e acção dos trabalhadores e das populações, esta a política de direita pode ser travada e Abril pode vencer. Assim, apelamos a todos os assalariados do distrito, aos reformados e pensionistas e ao povo em geral para que lutem em defesa dos seus direitos.


Marinha Grande, 15 de Setembro de 2008
A Direcção da Organização Regional de Leiria

Imprimir Email