terça-feira, 23 abril 2024
  • Autárquicas 2021
  • Rui Baltazar e António Rodrigues são os cabeça de lista à Câmara e Assembleia Municipais de Castanheira de Pêra

Autárquicas 2021

206628966 4460552727297230 2130466872683426446 n

A Coordenação Distrital de Leiria da Coligação Democrática Unitária informa os órgãos de comunicação social que Rui Baltazar é o Cabeça de Lista da CDU, indicado pelo PCP, à Câmara Municipal de Castanheira de Pêra e António Rodrigues, o Cabeça de Lista da CDU, indicado pelo PCP, à Assembleia Municipal de Castanheira de Pêra.

Rui Baltazar, pequeno empresário na área da panificação, é Dirigente do PCP no Distrito de Leiria, assumindo no Executivo da Direcção Regional a responsabilidade dos Concelhos de Ansião, Pedrogão Grande, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos e Alvaiázere.

Com um notável currículo de intervenção política desde os seus tempos de estudante até aos dias de hoje, Rui Baltazar é um profundo conhecedor das realidades socioeconómicas da região do Pinhal Interior Norte, a que tem uma forte e constante ligação.

António Rodrigues, que mantém uma regular e intensa ligação a Castanheira de Pêra, é membro do PCP tendo integrado o Comité Central até 2020. Integra actualmente o Grupo de Trabalho do PCP para as questões da Defesa Nacional e Forças Armadas.

A candidatura da CDU no Concelho de Castanheira de Pêra visa abrir espaço ao diálogo democrático e plural sobre os enormes desafios com que se enfrenta o Concelho e a região onde está inserido, tendo como objectivo, à semelhança das demais candidaturas da CDU na região do Pinhal Interior Norte, alterar uma realidade política marcada pela estagnação da reflexão e acção em prol do real desenvolvimento e pela hegemonia política de duas forças políticas que carecem de uma visão estratégica para dar cabal resposta a questões estruturais no plano económico, social, demográfico, ambiental e cultural.

A CDU assume como objectivos eleitorais o reforço da sua presença política no Concelho de Castanheira de Pêra, nomeadamente com a eleição representantes para os órgãos autárquicos.

O Candidato Rui Baltazar, participará na iniciativa da CDU do próximo dia 26 de Junho, às 17:00h, no Auditório António Neves Lopes, no Jardim da Devesa em Pedrogão Grande, onde realizará, juntamente com os demais candidatos da CDU da região do Pinhal Interior Norte, uma declaração política conjunta sobre os desafios desta região.

Marinha Grande 24 de Junho de 2021
A Coordenação Distrital de Leiria
da Coligação Democrática Unitária

-------------------------------------------------

NOTAS BIOGRÁFICAS

RUI BALTAZAR
Candidato a Presidente da Câmara Municipal de Castanheira de Pêra
70 anos de idade, natural do Concelho de Alcobaça. Pequeno empresário na área da panificação.
Foi Auxiliar Técnico de Laboratório na Azinhaga do Ribatejo e operário numa fábrica de vidros na Marinha Grande.
É membro do Executivo da Direcção da Organização Regional de Leiria do PCP, responsável pelos Concelhos do Pinhal Interior Norte do Distrito de Leiria.
Esteve envolvido na luta política da oposição democrática. Participou na CDE de Leiria como elemento de ligação à juventude estudantil e posteriormente na CDE de Alcobaça, tendo participado na campanha de esclarecimento de apoio à lista encabeçada por Sérgio Ribeiro em que era Candidato pela Juventude Alberto Costa.
Enquanto estudante no Instituto Industrial de Lisboa, integrou a direcção da Associação de Estudantes, e participou nas actividades das AAEE e da RIA. Foi suspenso preventivamente da frequência dos estudos, aquando da mudança de instalações da Estrela para Cabo Ruivo, actual ISEL.
Participou na luta pela reabertura da Associação de Estudantes do ISEL a nível da Escola e com solidariedade da Academia através da RIA.
Cumpriu Serviço Militar Obrigatório em 1972 no Regimento de Infantaria 5 – Caldas da Rainha, posteriormente no Centro de Instrução de Artilharia Antiaérea de Cascais – Cascais (CIAAC), no Regimento de Artilharia Anti-Aérea Fixa de Queluz e Porto Brandão e novamente no CIAAC.
Participou no 16 de Março e 25 de Abril de 1974 integrado no movimento dos milicianos. Foi desmobilizado em 1975 no seguimento da derrota do golpe contra-revolucionário Spinolista de 11 de Março.
No regresso à vida civil esteve envolvido na resistência e resposta a várias tentativas de ataque ao PCP, nomeadamente no conhecido assalto ao Centro de Trabalho de Alcobaça.
Foi funcionário político do PCP durante largos anos com responsabilidades nos Distritos de Leiria, Santarém e Viseu, na Região Autónoma dos Açores e posteriormente na Festa do Avante.
É Membro da DOR Leiria do PCP e do seu Executivo.

----------------------------------------------
ANTÓNIO RODRIGUES
Candidato a Presidente da Assembleia Municipal de Castanheira de Pêra
67 anos
Reformado.
Membro do Grupo de Trabalho do PCP para as Questões de Defesa Nacional e Forças Armadas
Membro do Comité Central do PCP entre 1996 e 2004
Responsável do Gabinete de Imprensa do PCP de 1996 a 2011
Foi consultor do Grupo Parlamentar do PCP para área da Defesa Nacional
Frequentou do curso de Defesa Nacional do IDN (Instituto de Defesa Nacional)
Consultor do Grupo Parlamentar do PCP para a área da Defesa Nacional.