quinta-feira, 07 julho 2022

Posições Políticas

iC8 - PCP apresenta projecto de Resolução na Assembleia da República

IC8 Ansiao 1200x684

O Grupo Parlamentar do PCP entregou no passado dia 18 de Maio, Quarta-Feira, na Assembleia da República, um Projecto de Resolução visando a resolução de vários e graves problemas no Itinerário Complementar 8 (IC8) e a sua requalificação, que segue em anexo.

Entre várias questões o Projecto de Resolução do PCP considera que é necessária uma intervenção estrutural no IC8, com alteração do traçado e perfil, nomeadamente entre Avelar e Pombal, que desvie para fora das localidades o trânsito regional e nacional, nomeadamente o trânsito de pesados, permitindo uma maior segurança rodoviária e maior fluidez na circulação de veículos.

O Projecto de Resolução do PCP recomenda ao Governo:

1 - Que dê concretização à requalificação do IC8, assegurando uma intervenção estrutural em toda a sua extensão, que contemple, entre outros:

a)A alteração de traçado e de perfil da via de forma a corresponder à natureza de itinerário complementar, nomeadamente entre Pombal e Avelar, permitindo desviar o tráfego regional e nacional para fora das localidades e maior fluidez na circulação de veículos, em segurança.

b) A construção de faixas de aceleração e de desaceleração nos nós de acesso ao IC8 onde ainda não existam.

c) A melhoria das condições de circulação, nomeadamente no que respeita à iluminação, piso, entre outras.

2 - Que mobilize fontes de financiamento para a requalificação do IC8, incluindo de fundos comunitários, sem prejuízo do financiamento através do Orçamento do Estado.

Esta iniciativa parlamentar do PCP surge na sequencia de tomadas de posição e iniciativas institucionais do PCP sobre o gravíssimo problema da sinistralidade e taxa de mortalidade nesta via rodoviária, problema ao qual, apesar de muitos alertas do PCP ao longo dos anos, os Governos do PSD/CDS e do PS nunca deram resposta global.

19 de Maio de 2022

O Gabinete de Imprensa da DORLEI do PCP

Imprimir Email