sexta-feira, 24 setembro 2021

Posições Políticas

Ensino Superior

ipl_1aO governo dá um passo de gigante no sentido da privatização do Instituto Politécnico de Leiria  Não à transformação do IPL em Fundação 

O Presidente do Instituto Politécnico de Leiria iniciou recentemente um processo de discussão com vista à eventual passagem do IPL a Fundação pública com regime de direito privado.

 

O Executivo da Direcção Regional de Leiria do PCP alerta os alunos, professores e pessoal não docente da Instituição, em particular, e todos os outros jovens, homens e mulheres do distrito de Leiria, para os riscos e perigos de uma tal decisão.

 

O novo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES), aprovado pelo  Governo do PS, prevê este modelo institucional que mais não é do que a tentativa do Governo se desresponsabilizar financeiramente do Ensino Superior Público, agravando, nomeadamente, o valor das propinas; tornar mais precário o vínculo laboral dos docentes e reduzir o peso dos professores, alunos e pessoal não docente na gestão das Instituições.

 

Trata-se, efectivamente, de um passo de gigante na estratégia do Governo do PS para a criação das condições necessárias à privatização do Ensino Superior Público visando o seu desmantelamento.

 

A defesa do papel estratégico que o Ensino Superior Público tem para o desenvolvimento do país e da nossa região exige a defesa do actual estatuto do Instituto Politécnico de Leiria e o apoio ao reforço do seu papel nas tarefas do desenvolvimento regional e da investigação científica.

 

20 Março de 2009

 

O Executivo da Direcção da Organização regional de Leiria do PCP

Imprimir Email