XI Assembleia da Organização Concelhia da Marinha Grande do PCP
No último sábado, dia 21 de Abril de 2012, pelas 14.30h, realizou-se a XI Assembleia da Organização Concelhia da Marinha Grande do PCP no Salão Abril de Sede do Partido Comunista Português na Marinha Grande. Nesta Assembleia com o lema "Organizar, Lutar, Vencer!" teve como objectivo a discussão e votação da proposta de resolução política, que contém a análise da situação política do nosso concelho, bem como a eleição da nova Comissão Concelhia.
A Assembleia contou com a presença de Manuela Bernardino, membro do secretariado do Comité Central do PCP e com cerca de 90 delegados que, ao longo da tarde, analisaram:
1 - A situação política e as consequências das medidas impostas pelas troikas nacional e internacional, com total subserviência deste governo PSD/CDS- PP e com o conluio do PS, e que têm provocado a falência de centenas de empresas e o aumento do desemprego, a instabilidade e a precariedade no emprego, o corte nos salários e nas pensões e o aumento da carga fiscal sobre o povo português.
Os ataques sucessivos a que os trabalhadores têm sido sujeitos não correspondem apenas a questões económicas e sociais. As medidas atacam também os direitos, liberdades e garantias dos trabalhadores e têm como alvo enfraquecer a organização dos trabalhadores, diminuir a sua acção e capacidade reivindicativa.
Ao nível local, e perante a ausência de promoção e desenvolvimento económico do concelho, que deixou, com o PS na CMMG, de ser uma prioridade política. São exemplo de inexistência de uma política de desenvolvimento estratégico e económico do concelho, a inacção e incapacidade de concluir o alargamento das Zonas Industriais da Marinha Grande e de Vieira de Leiria.
O PS é incapaz de por em prática uma politica ao serviço das populações. Ao invés agrava e dificulta as condições de trabalho da população e a vida das empresas.
Face a esta política de marasmo do PS a alternativa para a Marinha Grande é a gestão da CDU.
O PCP e os eleitos da CDU reafirmam que podem contar, na Marinha Grande, na Vieira de Leiria e na Moita, com a nossa acção, iniciativa, proposta e denuncia.
Com a confiança dos eleitores, com a honestidade, trabalho e competência que caracterizam o projecto autárquico do PCP, o programa e a acção dos eleitos da CDU, será possível recolocar o concelho no caminho do progresso e do desenvolvimento.
2 - A necessidade de uma organização de Partido forte, particularmente ligada aos trabalhadores e às populações para fazer face à ofensiva e ataque sistemático aos seus direitos, consagrados na Constituição da República - direito ao trabalho com dignidade, à saúde, à segurança social, à educação.
A dinamização e criação de organizações de base são a chave para o reforço do partido, para o enquadramento de mais militantes, potencia a intervenção do partido nas empresas, locais de trabalho, freguesias, lugares e áreas de intervenção.
O objectivo de criação e reforço da organização nas empresas e locais de trabalho mantém-se como prioridade de todo o colectivo partidário, e exige medidas de direcção no sentido da responsabilização de quadros por empresas e locais de trabalho.
Foi aprovada, por unanimidade, a resolução política, que reflecte o firme propósito dos comunistas de lutar contra a situação desastrosa com que nos confrontamos provocada pela política dos governos da direita
Na segunda parte da Assembleia foi eleita, por unanimidade, a nova Comissão Concelhia da Marinha Grande do PCP, que conta com 27 membros sendo a maioria operários (51%) e com nível etário de 50 anos.