Pais e população de São Mamede, Concelho de Bombarral continuam a luta
Os Pais dos alunos da EB1 de São Mamede só a 16 de Junho de 2001 tiveram a informação por parte da Autarquia de que a EB1 de São Mamede constava na anterior lista de escolas a encerrar. Não aceitaram essa decisão e dinamizaram uma série de contactos e de reuniões no sentido de apurar toda a situação e apelar ao mesmo tempo para que o ministério reavaliasse o processo.
A escola tem todas as condições para funcionar, cantina, espaço para actividades extra curriculares, espaço para a prática de desporto etc. O facto de não atingir o número de 21 alunos deve-se em grande medida ao facto de o agrupamento ter recusado matricular crianças naquela escola.
Ainda por mais as crianças vão ser colocadas numa escola que tem piores condições, deslocadas da sua aldeia cerca de 3 km e da família (que em grande parte são levados à escola pelos avós) não tem cantina e as crianças têm de percorrer cerca de 600 metros para almoçar numa colectividade.
Ora tendo em conta as declarações do Sr. Ministro da Educação Nuno Crato que, numa primeira fase suspendeu os encerramentos que vinham do anterior executivo para reavaliação e que depois afirmou que iam encerrar 266 das 654 previstas e que esses encerramentos correspondiam a situações em que estão concluídos os Centros Escolares os e as crianças são colocadas em melhores condições ou onde houvesse a colaboração da Autarquia, a EB1 de São Mamede à partida estaria fora dessas 266 escolas a encerrar.
Porque nem está construído o Centro escolar previsto para a freguesia da Roliça e nem Autarquia está de acordo, a Autarquia está contra o encerramento desta escola como se pode verificar na moção votada por unanimidade na Assembleia Municipal do dia 17 de Junho de 2011.
É por ser uma decisão injusta e que vai contra o superior interesse das crianças, dos pais e das famílias que os pais se organizaram e já realizaram as reuniões com a DREL, com Sr. Ministro Nuno Crato, com os grupos Parlamentares do PCP (onde o deputado Bruno Dias se disponibilizou a visitar a escola no dia 22 de Julho), Verdes, Bloco de Esquerda e PSD (onde fomos recebidos pelos membros da Comissão da Educação) no sentido de apelar a que a injustiça seja corrigida. Na deslocação ao Ministério da Educação no dia 28 de Julho a Comissão de pais foi recebida pelo Chefe de Gabinete do Secretário de Estado da Educação que se limitou a falar sobre questões genéricas e nada disse sobre o futuro da EB1 de São Mamede. Os pais perante esta postura do Ministério da Educação reiteraram a sua posição de que, não aceitam o encerramento desta escola, da sua disponibilidade para continuarem a luta e que se for esse o desfecho será feito contra os pais, a população e orgãos autárquicos e que a ser assim entra em contradição com as declarações do Sr. Ministro da Educação.
1 de Agosto de 2011