População de São Mamede defende escola pública
Desde que foi anunciado (16 de Junho) o encerramento desta escola, os pais e a população organizaram-se e tudo têm feito para que o processo seja reavaliado, pois não aceitam a decisão do anterior ministério da educação que deu indicação para o encerramento de uma escola com alunos e com condições excelentes para funcionar. A população não aceita que as crianças sejam colocadas em instalações com piores condições, que sejam desenraizadas da sua terra e da família apenas por razões economicistas.
A população de São Mamede reuniu em plenário no dia 24 de Junho e no dia 1 de Julho de 2011 na Escola e manifestou total disponibilidade para dar à luta a expressão que for necessária. Neste momento já se realizaram várias reuniões com a Autarquia, Junta de freguesia (onde foram aprovadas moções por unanimidade contra o encerramento da escola), com a DREL (Direcção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo), com o actual Ministro da Educação, Nuno Crato que assumiu o compromisso de reavaliar o processo no prazo de 15 dias.
No encontro com o Grupo Parlamentar do PCP o deputado Bruno Dias disponibilizou-se a visitar as instalações da escola, visita que está agendada para o próximo dia 22 de Julho. Neste mesmo dia, em Alcobaça, o deputado do PCP tem previsto um encontro com representantes de país de várias escolas neste concelho em risco de serem encerradas.
A expressão de que quem luta nem sempre ganha, mas quem não luta perde sempre encaixa aqui na perfeição e o que é certo é que com estas iniciativas o Ministério da Educação suspendeu o encerramento para reavaliação do processo. O PCP que sempre se manifestou contra os encerramentos das escolas e de outros serviços públicos tudo irá fazer para que esta e outras escolas do distrito não encerrem, mesmo não tendo nenhum deputado eleito pelo círculo de Leiria.