O PCP SAÚDA OS TRABALHADORES
As “medidas de austeridade” — anunciadas pelo Governo a 29 de Setembro, poucas horas depois de dezenas de milhares de pessoas levarem às ruas de Lisboa e Porto mais um incontornável sinal das dificuldades e do descontentamento que grassam entre os trabalhadores — vieram dar ainda mais razão à necessidade de uma resposta de luta num patamar mais elevado. No dia 30 de Setembro, o Conselho Nacional da CGTP-IN avançou com a convocação de uma GREVE GERAL para 24 de Novembro.
Esta Greve Geral foi contra as medidas de austeridade que encostam à parede os que menos têm e menos podem.
A Greve Geral foi contra a redução do poder de compra dos salários de todos os trabalhadores da Administração Pública e do sector privado, contra a tentativa de boicote de aumento do Salário Mínimo Nacional para 500€.
A Greve Geral foi contra o generalizado agravamento do custo de vida, contra o aumento do IVA.
A Greve Geral foi contra o bloqueio da negociação colectiva.
A Greve Geral foi contra o congelamento das pensões, a diminuição ou eliminação de abonos de família e o corte nos salários reais dos trabalhadores do sector público.
A Greve Geral foi contra o empobrecimento dos trabalhadores e da população e o aumento das desigualdades.
A Greve Geral foi um êxito, envolvendo 3 milhões de trabalhadores em todo o país, ficando clara a necessidade de outra política.
Uma política que aposte no(a):
• Investimento no sector produtivo, na agricultura, nas pescas e na industria;
• Aumento dos salários, uma justa distribuição da riqueza, na criação e valorização do emprego e no combate à pobreza;
• Melhoria da protecção social e maior protecção social no desemprego.
Também nas Caldas da Rainha a Greve Geral teve um impacto significativo, levando muitas centenas de trabalhadores a aderir. Trabalhadores de vários sectores e empresas participaram, com destaque para a Câmara Municipal e Serviços Municipalizados, Hospital, Centro de Saúde, Finanças, escolas, Correios, C.P., Caixa Geral de Depósitos, Centro de Emprego, entre muitos outros.
A Comissão Concelhia das Caldas da Rainha do PCP saúda todos os trabalhadores do concelho que participaram na GREVE GERAL e que assim se manifestaram contra as injustiças e por uma mudança de políticas.
A luta com certeza vai continuar, com confiança e determinação até que estes objectivos sejam concretizados.
A Comissão Concelhia das Caldas da Rainha do PCP
26 de Novembro de 2010