segunda-feira, 14 junho 2021
  • Início
  • Autárquicas 2021
  • Sérgio Silva e Joana Cartaxo: 1.ºs Candidatos da CDU à Câmara e Assembleia Municipais de Leiria

Autárquicas 2021

Sérgio Silva e Joana Cartaxo: 1.ºs Candidatos da CDU à Câmara e Assembleia Municipais de Leiria

196363213 4413159778703192 1684786968438326396 n

A Coordenadora Distrital de Leiria da Coligação Democrática Unitária informa que Sérgio Silva é 1.º candidato da lista da CDU – PCP/PEV à Câmara Municipal de Leiria e Joana Cartaxo a 1.ª candidata da lista da Coligação à Assembleia Municipal de Leiria.

A decisão da Coordenadora Distrital da CDU foi tomada na sequência de proposta da Coordenadora Concelhia de Leiria da coligação entre o PCP e o PEV, onde se incluem várias personalidades independentes, aprovada no passado dia 29 de Maio.

Sérgio Silva, um reconhecido técnico em matérias da gestão municipal, cidadão interventivo e conhecedor do concelho e da região de Leiria e com ininterrupta participação cívica no seio do movimento associativo local e na defesa dos interesses das populações, membro da Assembleia da União das Freguesias de Marrazes e Barosa, trará, se eleito, uma intervenção nova, democrática e qualificada – a da CDU – à Câmara Municipal de Leiria, colocando na agenda da discussão os interesses das populações, do desenvolvimento do território e dos trabalhadores.

A candidatura de Joana Cartaxo, micro empresária, independente, como 1.ª Candidata da Lista à Assembleia Municipal, para além de fazer jus ao carácter unitário das candidaturas, dá sequência à relevante intervenção desta activista sem filiação partidária na acção da CDU em defesa dos interesses das populações, do direito à igualdade da mulheres, do desenvolvimento do concelho, dos criadores artísticos, dos agentes desportivos, do movimento associativo, do ordenamento do território e das questões ambientais, de que é exemplo o seu activismo em causas como a defesa do Pinhal de Leiria e de outros recursos naturais da região.

A Coligação Democrática Unitária (PCP/PEV) define como seu desígnio central nestas eleições a verdadeira mudança de paradigma da gestão municipal que há décadas, nos sucessivos mandatos do PS, PSD e CDS, falha na verdadeira resposta a problemas e anseios da população do Concelho.

Nesse sentido a CDU assume como objectivos eleitorais: o reforço da votação na CDU no concelho de Leiria; o aumento de mandatos na Assembleia Municipal e na Assembleia da União de Freguesias de Marrazes e Barosa; a eleição de vereadores da CDU para a Câmara Municipal; e o reforço da CDU nas várias assembleias de freguesias/uniões de freguesias.

A CDU informa que irá realizar uma iniciativa de Apresentação Pública dos Candidatos à Presidência da Câmara e da Assembleia Municipal, no próximo dia 12 de Junho, Sábado, pelas 16:30 horas na Mata do Marrazes (junto à Sede do Rancho Folclórico da Região de Leiria).

Nesta iniciativa estarão presentes, para além dos Candidatos apresentados, Ângelo Alves, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP, responsável pela Organização Regional de Leiria e Heloísa Apolónia, membro da Comissão Executiva Nacional do Partido Ecologista “Os Verdes”.

7 de Junho de 2021
A Coordenação Distrital de Leiria da
Coligação Democrática Unitária

 

------------------------------------------------------------
NOTAS BIOGRÁFICAS DE SÉRGIO SILVA

61 anos, natural de Marrazes, Leiria
Licenciado em Economia.
É técnico superior na administração local desde Junho de 1985 e consultor.
Exerceu funções de Chefe da Divisão Administrativa e Financeira no Município da Marinha Grande e de Director do Departamento de Administração Geral e do Departamento Administrativo e Financeiro no Município de Leiria.
Nestes dois municípios teve sob a sua alçada a direcção técnica de processos de modernização administrativa e tecnológica, da desburocratização e dos co-financiamentos dos fundos europeus, designadamente do FEDER e FSE.
Participou no grupo de trabalho da Associação Nacional de Municípios Portugueses para a elaboração de um código autárquico.
Participou junto da Associação Nacional de Municípios Portugueses com contributos no âmbito da intervenção desta entidade no processo de reforma da tributação do património (códigos do IMI e IMT), bem como no âmbito da intervenção desta entidade no processo de revisão da lei das finanças locais e do regime jurídico do sector empresarial local (2006).
No Município de Leiria foi responsável técnico pela elaboração do primeiro Plano de Prevenção da Corrupção e da primeira Norma de Controlo Interno.
Foi cabeça-de-lista pela CDU à Câmara Municipal de Leiria nas eleições autárquicas de 1993 e 1997.
É membro da Assembleia da União das Freguesias de Marrazes e Barosa.
Fez parte dos núcleos fundadores do Centro de Juventude de Marrazes e do Agrupamento de Marrazes do Corpo Nacional de Escutas.
Foi secretário da Mesa da Assembleia Geral da ATAM – Associação dos Técnicos Administrativos Municipais e do TE-ATO – Grupo de Teatro de Leiria.
Foi Presidente da Mesa da Assembleia Geral das Obras Sociais do Pessoal da Câmara Municipal de Leiria.
É Presidente da Mesa da Assembleia Geral da AMITEI – Associação de Solidariedade Social de Marrazes.
Foi Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Jardim de Infância, Escola do 1.º CEB e EB 2/3 de Marrazes.
Foi Presidente da Assembleia Geral e é actualmente Presidente do Conselho Fiscal do Sport Clube Leiria e Marrazes.
É sócio da Filarmónica de Santiago de Marrazes, da Liga Social e Cultural Campos do Lis e da ADLEI – Associação para o Desenvolvimento de Leiria.
É membro da Comissão Concelhia de Leiria do PCP
É membro da Direcção da Organização Regional de Leiria do PCP e do seu Executivo.

-------------------------------------------------

NOTAS BIOGRÁFICAS DE JOANA CARTAXO

Empresária, 45 anos, reside em Leiria de onde é natural
É membro da Assembleia Municipal de Leiria em representação da CDU desde 2019.
Estudou em Leiria em estabelecimentos de ensino público até à conclusão do ensino secundário e frequentou o Ensino Superior em Lisboa, onde se licenciou em Relações Públicas.
É mãe e empresária.
Iniciou a actividade profissional em 2001, tendo sido durante 14 anos trabalhadora por conta de outrem.
Após a sua maternidade, optou por trabalhar por conta própria.
É hoje sócia fundadora e gerente da sua própria empresa.
Foi membro da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola EB 1 e JI do Bairro dos Capuchos em Leiria.
É defensora empenhada de causas socioambientais. Foi membro fundador da Comissão Popular de Defesa da Mata Nacional de Leiria - “O Pinhal é nosso”.
É activista da luta das mulheres pela dignidade, a emancipação e a igualdade de direitos. Integra o Núcleo de Leiria e é membro da Direcção Nacional do MDM – Movimento Democrático de Mulheres, a que pertence desde 2015.

Imprimir Email