quinta-feira, 21 novembro 2024
  • Início
  • Iniciativas
  • A DORLEI do PCP saúda a participação dos trabalhadores do distrito na grande manifestação.

A DORLEI do PCP saúda a participação dos trabalhadores do distrito na grande manifestação.

SAM0752 SAM0759 SAM0756 SAM0762

SAM0778 SAM0766

 

A DORLEI do PCP saúda a participação dos trabalhadores do distrito na grande manifestação convocada pela CGTP/IN, que se realizou em Lisboa no passado sábado dia 18 de Novembro. 
 
Saúda os trabalhadores da B.A Vidro, da Santos Barosa, da Normax, da Somema, das autarquias, da ESIP, da Sumol + Compal, do sector da saúde, os professores, da hotelaria, os pescadores, os reformados, os pensionistas e a juventude entre muitas outras empresas e locais de trabalho que, com a sua força contribuíram para o êxito da manifestação.
 
Os trabalhadores e as populações com a sua participação afirmaram que, nesta fase da vida política nacional continuam a ser muitas as razões para lutar. É preciso levar mais longe a política de reposição de rendimentos e direitos, é urgente o aumento geral dos salários, com o aumento para 600 euros do Salário mínimo nacional já para Janeiro de 2018, é necessário revogar as normas gravosas do Código do Trabalho, nomeadamente no que respeita à reposição do tratamento mais favorável ao trabalhador e a reposição da não caducidade dos Contratos Colectivos de Trabalho, a concretização das medidas de combate à precariedade laboral, na administração pública e no sector privado.
 
Para além destes aspectos concretos, foi afirmada a exigência de respostas estruturais para os problemas nacionais mais persistentes e profundos que urge resolver, nomeadamente o aumento da produção nacional, a renegociação da dívida pública,  o controle público da banca, a defesa dos serviços públicos da saúde, educação e dos transportes etc. É preciso que o PS se liberte das amarras que o prendem, nomeadamente no que se refere à defesa dos interesses do grande capital nacional e da UE.
 
O PCP, que não se cansa de sublinhar a importância decisiva da luta dos trabalhadores para conseguir respostas concretas para as suas reivindicações, reafirma que a luta é igualmente insubstituível para assegurar um novo rumo para o país.
 

Imprimir Email