terça-feira, 16 abril 2024

VISITA DOS CANDIDATOS CDU AOS SERVIÇOS MUNICIPALIZADOS DAS CALDAS DA RAINHA

VISITA DOS CANDIDATOS CDU
AOS SERVIÇOS MUNICIPALIZADOS DAS CALDAS DA RAINHA

Na passada quinta-feira, dia 11 de Julho, os candidatos da CDU à Câmara e Assembleia Municipal das Caldas da Rainha, realizaram uma visita aos Serviços Municipalizados, tendo contactado com vários trabalhadores e mantido conversa sobre os problemas com que se debatem estes.

Várias são as situações que há vários anos afetam os trabalhadores dos Serviços Municipalizados:

Desde 2001, fazem turnos durante todo o ano e só recebem 8 meses (porém há quem receba todo o ano). Problema no Tribunal desde 2003;
Em cerca de 50 trabalhadores, 23 têm ordenado mínimo. Situação que poderia ter sido resolvida se a Câmara Municipal tivesse aderido à opção gestionária (em Óbidos ou Porto de Mós, trabalhadores com o mesmo nível de responsabilidade e tempo de serviço, ganham mais 80€ por mês);
Há 12 anos que não há promoções (ex.: canalizador, com 18 anos de serviço, 535€, eletricista, 11 anos de serviço, 487€, nunca tiveram promoção);
As categorias profissionais estão no limite mínimo (a única mão-de-obra existente é toda ela qualificada). A partir das 16 horas, só ficam 4 pessoas a trabalhar, se houver uma simultaneidade de problemas, como é que se resolve?
Prevenção de fim-de-semana para a eletricidade (média e baixa tensão), é assegurada por uma empresa privada que recebe cerca de 2000€/mês, quando há capacidade técnica instalada capaz de dar resposta aos problemas. Não se potenciam as capacidades existentes, optando-se pelo benefício das empreitadas externas;
Não se verifica a Formação e atualização de conhecimentos (apenas ações esporádicas no âmbito da Segurança e Higiene no Trabalho);
O pagamento/hora numa emergência, em alguns casos não cobre os custos de deslocação dos trabalhadores;
Os trabalhadores afirmam que há mais de dois anos que não vêm o Presidente da Câmara nem os vereadores responsáveis pelos Serviços Municipalizados.

Existe, de facto, uma situação discriminatória, em termos de vencimentos, promoções e formação em relação a outros trabalhadores da Câmara e de outras Autarquias.

Os candidatos da CDU, preocupados com a situação existente, irão junto de quem tem responsabilidades nesta situação, exigir explicações e soluções para estes grandes prejuízos para os trabalhadores.

A CDU/Caldas da Rainha