quarta-feira, 22 setembro 2021

Comissões Concelhias

Comunicado da CCIDL do PCP

 Sim é possível, uma vida melhor para os trabalhadores e população do interior do distrito de Leiria. 

A Comissão dos Concelhos do Interior do Distrito de Leiria do PCP saúda todos os trabalhadores que participaram nas comemorações do 1º de Maio. A todos os que, fizeram deste dia uma grande jornada de luta contra a política de direita levada a cabo pelo governo do PS/Sócrates, que tanto mal tem feito aos que vivem do seu trabalho e ao povo em geral. Política de direita, que nestes concelhos tem tido efeitos gravosos no tecido industrial, nomeadamente os sectores têxtil, agricultura, madeiras e cerâmico, bem como o encerramento de empresas e a liquidação de postos de trabalho, que resulta no aumento galopante do desemprego e na continuada desertificação. Esta situação exige medidas urgentes.

 

Medidas que passem pela defesa do aparelho produtivo da região, pela valorização dos trabalhadores e dos seus direitos, e não como fazem alguns empresário, que recorrem abusivamente ao Lay-off, ou que têm constantemente os salários e subsídios dos trabalhadores em atraso. Nem tão pouco com anúncios em ano eleitoral, por parte de alguns presidentes de câmara, de projectos megalómanos, que acabam por não se concretizar. Porque, para experiência, já basta a grave situação a que chegou a autarquia de Castanheira de Pêra.

 

Aliás sobre isto coloca-se a seguinte questão: que tipo de investimento fez a autarquia, para chegar a esta situação, e se o fez, que retorno é que está a ter desses investimentos?

 

A CCIDL do PCP considera que os trabalhadores e a população do interior do distrito não estão condenados a viver nesta situação, que é possível uma vida melhor.

Propõe algumas medidas, que a serem implementadas pelo governo, resolveriam muitos problemas e permitiriam a melhoria das suas condições de vida, nomeadamente:

 

-         A ruptura com esta desgraçada política de direita, que conduziu o país a esta situação, adoptando medidas que defendam o nosso aparelho produtivo.

Que valorize o trabalho, os trabalhadores e os seus direitos, que promovam o aumento dos salários e pensões a melhoria dos serviços públicos como forma de dinamizar o mercado da região.

 

-         A eliminação imediata do pagamento especial por conta em sede de IRC e a necessidade de, em sede do IVA, o imposto liquidado ser entregue apenas aquando do pagamento da factura.

  

-         A manutenção, preservação, gestão, conservação e exploração das matas públicas sob a administração directa do Estado e o apetrechamento do Ministério da Agricultura com meios técnicos e os trabalhadores necessários a uma boa gestão e ao apoio eficaz ao micro e pequenos produtores florestais.

 

-          A melhoria do IC8 e criação de uma rede de transportes que responda às reais necessidades da população destes concelhos e permita uma ligação rápida nomeadamente à cidade de Leiria.

 A CCIDL do PCP destaca ainda a convocação pelo PCP em 23 de Maio da Marcha, Protesto Confiança e Luta, nova política uma vida melhor. Marcha esta, que está aberta à participação de todos aqueles que estão descontentes com o estado a que o país chegou e que querem uma política de esquerda que defenda os interesses dos trabalhadores e do povo.  Batalhas eleitorais de 2009 – Nas autarquias, na Assembleia da República e no Parlamento Europeu, CDU para uma vida melhor. 

A CDU afirma-se como espaço singular de participação democrática e de opção eleitoral para todos aqueles – trabalhadores, reformados, jovens, mulheres, intelectuais, agricultores, pescadores, pequenos e médios empresários, democratas – que estão preocupados com o rumo a que o país está ser conduzido, para todos os que querem acertar as suas aspirações, os seus interesses legítimos e a sua luta com o seu voto.

   6 de Maio 2009     

               A Comissão dos Concelhos do Interior do Distrito de Leiria do PCP

Imprimir Email