sexta-feira, 19 abril 2024
  • Autárquicas 2021
  • Jaime Portela é o candidato da CDU à Presidência da Câmara Municipal de Pombal & Jorge Neves é o candidato da CDU a Presidente da Assembleia Municipal de Pombal

Autárquicas 2021

SELO CABEÇAS LISTA POMBAL 01

A Coordenadora do Distrito de Leiria da Coligação Democrática Unitária informa que Jaime Portela é o Candidato da CDU à Presidência da Câmara Municipal de Pombal. Informa também que o Candidato a Presidente da Assembleia Municipal de Pombal é Jorge Neves.

A decisão da Coordenadora Distrital da CDU foi tomada após deliberação nos órgãos concelhios da CDU e de uma auscultação a vários independentes que integram a Coligação.

A decisão de indicar o Professor Jaime Portela, um independente, como Candidato à presidência da Câmara Municipal de Pombal dá corpo à linha de grande abertura das listas da CDU a independentes, confirmando a Coligação como o mais importante espaço de unidade de  democratas com várias origens, percursos e opções, verdadeiramente progressista.

Simultaneamente a indicação de Jorge Neves, Carteiro, membro da Comissão Concelhia de Pombal do PCP, como 1º Candidato da Lista à Assembleia Municipal, pretende dar expressão ao reconhecimento merecido do papel que, mesmo sem representação na Câmara ou Assembleia Municipal, o PCP tem tido na defesa dos interesses dos trabalhadores, dos agricultores e das demais populações do Concelho de Pombal.

Passados 4 anos, a realidade concelhia, a inércia ou acomodação da generalidade das forças políticas representadas na Câmara e na Assembleia Municipal atesta da necessidade da voz da CDU nos órgãos autárquicos municipais que tanta falta tem feito para fazer chegar às instituições do Concelho os inúmeros problemas dos trabalhadores, dos agricultores, das micros e pequenas e médias empresas do Concelho de Pombal.

Afirmando-se pronta para assumir as mais altas responsabilidades que a população lhe queira atribuir, a CDU assume assim como seu objectivo central o seu reforço em votos e em percentagem, e a eleição de representantes da CDU quer para a Assembleia Municipal quer para a Câmara Municipal.

A CDU informa que irá realizar uma iniciativa de Apresentação Pública dos Candidatos à Presidência da Câmara e da Assembleia Municipal, no próximo dia 14 de Maio, (sexta-feira) pelas 17 horas no Largo do Cardal (Centro da Cidade de Pombal) que para lá dos Candidatos, contará com a presença de José Luís de Sousa, responsável pela Organização Concelhia de Pombal do PCP, e de Ângelo Alves, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP, responsável pela Organização Regional de Leiria.

Notas biográficas de Jaime Portela:

Jaime Portela, 62 anos, nascido e residente em Pombal. Professor.

Candidato Independente da CDU à Presidência da Câmara Municipal de Pombal

Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Desde o Ensino Básico até à Escola Secundária estudou em Pombal. Na Escola Secundária foi eleito para a primeira Comissão de Gestão e para a primeira Associação de Estudantes, após o 25 de Abril, de 1974.

Integrou a primeira equipa da Secção de Atletismo do Sporting Clube de Pombal, nas equipas de infantis e iniciados. No mesmo Clube fez parte da Escola de Jogadores de Futebol, bem como de todas as equipas de formação e da equipa sénior.

Integrou o Rancho Típico de Pombal, bem como o Orfeão de Pombal.

Foi Bombeiro Voluntário na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pombal, durante vinte cinco anos, sendo membro do seu Quadro de Honra.

Exerceu a actividade de bancário em Pombal durante quinze anos.

Posteriormente abraçou a docência, profissão que ainda hoje exerce como professor de História do 3º Ciclo e Secundário no Agrupamento de Escolas de Ourém.

Leccionou em localidades como Santiago da Guarda, Almalaguês, Estarreja, Barcelos, Ponte de Lima, Corvo ou Celorico de Basto.

Notas biográficas de Jorge Neves:

Jorge Rodrigues Das Neves

Candidato a Presidente da Assembleia Municipal de Pomba, indicado pelo PCP.

Natural de França, 51 anos, tem nacionalidade portuguesa e reside em Cartaria, Pombal.

Completado o 12º ano de escolaridade, iniciou a sua vida profissional na Construção Civil. Foi ainda madeireiro e operário fabril.

Actualmente, e desde 1992 é funcionário dos CTT.

Foi Dirigente Sindical do SNTCT até 2008.

É Membro da comissão de trabalhadores dos CTT.

Foi membro do TAC (teatro amador da Cartaria) desde a sua fundação, bem como membro de diversas comissões de festas da Cartaria.

Co-fundador e Vice-Presidente do Moto Clube De Pombal.

Dirigente da Associação de melhoramentos, cultura e recreio da Cartaria (AMCRC).

Foi eleito na Assembleia Municipal de Pombal, em representação da CDU de de 2013 a 2017.

Membro da Comissão Concelhia de Pombal do Partido Comunista Português.

Marinha Grande, 7 de Maio 2021
A Coordenação Distrital de Leiria da