segunda-feira, 14 junho 2021
  • Início
  • Autárquicas 2021
  • João Delgado e Sara Vidal: 1ºs Candidatos da CDU à Câmara e Assembleia Municipais da Nazaré

Autárquicas 2021

João Delgado e Sara Vidal: 1ºs Candidatos da CDU à Câmara e Assembleia Municipais da Nazaré

190121612 4375332615819242 3270533310004009231 n

A Coordenação Distrital de Leiria da Coligação Democrática Unitária informa João Delgado, é o Candidato da CDU à Presidência da Câmara Municipal da Nazaré e que Sara Vidal é a Cabeça de Lista à Assembleia Municipal da Nazaré.

A decisão da Coordenadora Distrital da CDU foi tomada após deliberação nos órgãos concelhios da CDU e de uma auscultação a vários independentes que integram a Coligação.

A indicação do Pescador/Formador João Delgado, dirigente local e regional do PCP, como Candidato à presidência da Câmara Municipal da Nazaré, visa dar corpo à intensa e qualificada intervenção do PCP e da CDU no Concelho da Nazaré, nomeadamente na Assembleia Municipal onde João Delgado é actualmente eleito.

Uma intervenção pautada por uma grande abertura materializada no trabalho com muitos independentes que integram as listas da CDU, confirmando a Coligação como o mais importante espaço de unidade de democratas com várias origens, percursos e opções, verdadeiramente progressista.

A candidatura de Sara Vidal, Música, Independente, como 1º Candidata da Lista à Assembleia Municipal, é   assim a confirmação do carácter unitário da Coligação e do papel que os activistas sem filiação partidária têm na acção da CDU na defesa dos interesses dos trabalhadores, dos pescadores, dos agricultores, dos artistas, dos jovens, do movimento associativo popular, dos reformados e pensionistas e das demais populações do Concelho da Nazaré.

Passados 4 anos das últimas eleições autárquicas a inércia ou acomodação da generalidade das forças políticas representadas na Câmara e Assembleia Municipal e a sua falta de ligação aos problemas reais do concelho, contrastam com a permanente e qualificada intervenção da CDU nos órgãos autárquicos, força que nunca desistiu de fazer chegar, cada vez com mais força e representação, às instituições do Concelho os inúmeros problemas dos trabalhadores, dos pescadores e dos agricultores, dos trabalhadores da Cultura, das micros e pequenas e médias empresas do Concelho do Concelho de quem o executivo PS na CMN se divorciou.

Afirmando-se pronta para assumir as mais altas responsabilidades que a população lhe queira atribuir, a CDU assume assim, e como objectivo central, o seu merecido reforço em votos e em percentagem, e a eleição de mais representantes da CDU para a Assembleia Municipal e a urgente e necessária eleição de vereadores para a Câmara Municipal.

A CDU informa que irá realizar uma iniciativa de Apresentação Pública dos Candidatos à Presidência da Câmara e da Assembleia Municipal, no próximo dia 29 de Maio, (Sábado) pelas 17:30 horas no Parque da Pedralva (Nazaré) que além dos Candidatos, contará com a presença de Ângelo Alves, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP, responsável pela Organização Regional de Leiria.

-------------------------------------------------------------------------------

Notas biográficas de João Paulo Quinzico Delgado:

Natural da Nazaré, 43 anos.
Marítimo/Pescador; Formador; Artista Plástico; investigador em Ciências Sociais.
Membro da Assembleia Municipal da Nazaré entre 2001 e 2008 e de 2017 até hoje.
Exerce actualmente funções de Administrador Executivo, na qualidade de Presidente do Conselho de Administração, da Cooperativa Mútua dos Pescadores, da qual foi director estatutário entre 2004 e 2016.
Entre 2004 e 2016, desempenhou a profissão de pescador e mestre-pescador em embarcações de pesca local e costeira.
Desde 2009 que é formador nas áreas da Marinharia e Tecnologia da Pesca no centro de formação das pescas e do mar – FOR-MAR.
Pontualmente, concebe obras artísticas e literárias e desenvolve projectos de natureza cultural.
Doutorando em Sociologia: Relações de Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismo, encontrando-se a desenvolver a redacção da fase final da Tese de Doutoramento, sobre “As transformações do sector da Pesca em Portugal: o caso da comunidade piscatória da Nazaré”.
Especialista em Relações de Trabalho, Desigualdades sociais e Sindicalismo Pós-Graduado em Economia Social: Mutualismo, Cooperativismo e Solidariedade.
Licenciado e Artes Plásticas – Escultura pela ESAD.CR.
Presidente da Direcção da FECUTCOOP – Federação Nacional das Cooperativas de Consumidores e Utentes, FCRL.
Presidente da Direcção Biblioteca da Nazaré - Colectividade Popular, e membro da sua direcção desde 2000.
Presidente da Assembleia Geral da Associação de Desenvolvimento de Peniche – (ADEP), em representação da Mútua dos Pescadores.
Presidente da Direcção da ACISN, em representação da Mútua dos Pescadores.
Membro do Conselho Consultivo das Águas do Sul – Órgão de Consulta da Comissão Europeia, em representação da Mútua dos Pescadores.
Membro do Conselho Consultivo para as Regiões Ultraperiféricas - Órgão de Consulta da Comissão Europeia, em representação da Mútua dos Pescadores.
Membro da Comissão Permanente de acompanhamento para a Segurança do Homem no mar, em representação da Mútua dos Pescadores.
Coordenador do grupo de trabalho de fomento Cooperativo da Mútua dos Pescadores; Membro do conselho editorial da revista “Marés” da Mútua dos Pescadores; Fundador em 2013 da Associação de Pais do Agrupamentos de Escolas da Nazaré.
Fundador e presidente entre 2008 e 2012 e entre 2014 e 2017 da Assembleia Geral da Associação Nazarena de Artes Plásticas.
Foi Vice-presidente do Grupo Desportivo “Os Nazarenos” em 2012. Foi Membro da Direcção da Associação de Defesa da Nazaré entre 2000 e 2005.


Notas biográficas de Sara Louraço Vidal Correia da Silva:

Natural da Nazaré, 41 anos, Música e Cantora.
Licenciada em História Moderna e Contemporânea, variante de gestão e animação de bens culturais, pelo ISCTE (1998 - 2002) e Master em Gestão de Bens Culturais pela Universidade da Corunha (2002 - 2004).
É fundadora da Casa do Adro - Associação Cultural e da Sons Vadios - Cooperativa Cultural, onde desempenha funções de gestão cultural.
De formação autodidacta, desde jovem que participou em diversos grupos corais e em formações pontuais de música tradicional.
Em 2005, na Galiza, integra como vocalista profissional o grupo Luar na Lubre, uma das bandas mais reconhecidas e internacionais da música galega, ao mesmo tempo que dá formação de canto tradicional e pandeireta galega.
Em 2011 regressa a Portugal, onde é convidada e colabora pontualmente com diversos grupos de música tradicional portuguesa, nomeadamente: Toques do Caramulo, Sebastião Antunes e a Quadrilha, Ronda dos Quatro Caminhos, O Baú, Grupo Origem, Mosca Tosca e José Medeiros.
Em 2012 dá impulso ao projecto Contracorrente, de homenagem à música de intervenção no seio da d'Orfeu Associação Cultural, que esteve em actividade até 2014.
Em 2013 foi convidada a participar no projecto europeu Folkmus - Folk Music in Museums, que consistia numa orquestra de jovens músicos de Portugal, Catalunha, Itália, Estónia e Grécia sobre músicas tradicionais de cada país.
Actualmente, desenvolve a sua actividade musical de forma regular nos grupos Espiral, A Presença das Formigas, Diabo a Sete, Cantos da Quaresma e Companhia do Canto Popular, todos no âmbito da música folk portuguesa.
O ano de 2020 marca a estreia em nome próprio, com a edição do primeiro disco “Matriz” a assinalar 15 anos de um percurso dedicado às músicas do mundo em geral e da tradicional portuguesa em particular.

Imprimir Email