segunda-feira, 14 junho 2021

Autárquicas 2021

Clara Abrantes é a candidata à Presidência da Câmara Municipal de Peniche

Clara Abrantes CM Peniche

A Coordenadora do Distrito de Leiria da Coligação Democrática Unitária informa que a candidata da CDU à Presidência da Câmara Municipal de Peniche é Maria Clara Escudeiro Santana Abrantes.

A decisão da Coordenadora da CDU de Peniche foi tomada no quadro de um amplo processo de auscultação aos militantes do PCP e do PEV e aos muitos independentes que integram a CDU e confirmada pela plenário de activistas da CDU Peniche realizado no passado dia 17 de Abril.

A candidatura de Clara Abrantes à Câmara Municipal de Peniche personifica a vontade da CDU de após 4 anos de estagnação e imobilidade, recuperar a presidência da Câmara Municipal e  retomar o curso de afirmação do Concelho de Peniche no plano nacional e internacional, desenvolvimento económico, criação de emprego, inovação, aposta nas áreas da saúde, educação, apoio social, desporto e associativismo, descentralização e envolvimento das populações das diferentes freguesias nas principais decisões estruturantes do Concelho.

Clara Abrantes, de 58 anos, é casada e foi vereadora da Câmara Municipal de Peniche entre 2009 e 2017. Exerce actualmente a sua profissão de enfermeira no Centro de Saúde de Peniche, nos polos de Atouguia da Baleia e Serra D’ El Rei.

A Apresentação Pública da Candidata à Presidência da Câmara de Peniche ocorrerá no próximo dia 22 de Abril, Quinta Feira, às 18:00h, no Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche.

Nesta iniciativa, que contará com uma declaração de Clara Abrantes, a CDU apresentará também os Candidatos às Presidências da Juntas de Freguesia de Atouguia da Baleia e de Serra D’ El Rei.

 

Notas Biográficas de Clara Abrantes:

Clara Abrantes tem 58 anos de idade e é casada. Licenciada em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de Santarém, é especialista em Enfermagem na Comunidade e Mestre em Comunicação em Saúde. Exerceu a profissão de enfermeira no Hospital Distrital de Peniche entre 1985 e 1993, no Centro de Saúde de Peniche de 1993 a 2007 e de 2018 até hoje.

No exercício das suas funções profissionais Clara Abrantes assumiu funções de Chefia de enfermagem e Direcção do Centro de Saúde de Peniche de 1999 a 2003 e de 2006 a 2007.

Assumiu ainda funções de Coordenação do Projecto Ala-Arriba entre 2005 e 2007, presidiu ao Conselho da Comunidade do Aces Oste Norte de 2009 a 2014, foi um dos rostos das acções em defesa do Hospital de Peniche e organizou várias feiras da saúde em Peniche.

Com um vasto percurso de intervenção cívica e política, e caracterizada por uma constante ligação às populações, nomeadamente aos seus sectores mais desprotegidos, Clara Abrantes foi Membro da Assembleia de Freguesia de Atouguia da Baleia entre 2005 e 2009, foi Adjunta do Gabinete de Apoio Pessoal do Presidente da Câmara Municipal de Peniche António José Correia, com responsabilidades de coordenação da área social, entre 2007 e 2009 e foi Vereadora da Câmara Municipal entre 2009 e 2017, tendo assumido a responsabilidade dos pelouros da Acção Social e Solidariedade Social, Associativismo, Juventude e Saúde.

Clara Abrantes é um dos principais rostos da obra realizada pela CDU durante os três mandatos em que esta força política assumiu a condução dos destinos do Concelho de Peniche.

O traço mais marcante de Clara Abrantes é o seu compromisso de sempre, que determina a sua vida política e profissional, com as questões sociais, de defesa da saúde pública e de outros direitos sociais, de capacitação social e intervenção no combate aos principais problemas sociais do Concelho de Peniche.

Enquanto vereadora da Câmara Municipal de Peniche os seus mandatos ficaram marcados por uma profunda sensibilidade social e por obra concreta nesse e noutros campos.

A título de exemplo deixou uma marca distintiva no Desenvolvimento de Animação comunitária com ações promotoras de coesão social, com um forte envolvimento dos parceiros de todos os sectores (saúde, educação, forças de segurança e proteção social) e numa Gestão de Proximidade com um trabalho de grande atenção e de proximidade à população numa situação mais fragilizada: famílias em situação de carência económica, pessoas idosas, pessoas com deficiência, crianças negligenciadas ou outras pessoas com necessidade especial de apoio.

Clara Abrantes é um dos principais rostos do que melhor se fez em Peniche nas áreas da Política Social de Habitação, Intervenção e Capacitação Comunitária, apoio à população idosa, estímulo e apoio ao associativismo (nomeadamente com a implementação da carta local do associativismo), dinamização das políticas de juventude, apoio à criação de emprego, entre várias outras obras e projectos a que sempre se dedicou.

Imprimir Email