sexta-feira, 29 março 2024

É necessário potenciar e concluir a modernização da Linha do Oeste

20779 tn pt 800px automotora tipo 0450 na linha do oeste wiki

O Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português apresentou anteontem, dia 7 de Junho, um Projecto de Resolução relativo à Linha do Oeste, mais concretamente à potencialização da sua modernização e eletrificação.

A iniciativa que deu entrada na Assembleia da República não pode ser desassociada da empenhada acção das populações, autarcas e associações cívicas – em particular da Comissão Para a Defesa da Linha do Oeste –, que ao longo dos últimos anos lutaram contra o encerramento da Linha Ferroviária do Oeste e pela sua modernização.

Como afirmou o PCP em comunicado a 25 de Outubro de 2020, “cada conquista na modernização da Linha do Oeste é fruto da luta!” A intervenção do PCP na Assembleia da República, bem ilustrada por este Projecto de Resolução, é também expressão desta batalha.

Aquando da aprovação pelo Tribunal de Contas da empreitada da modernização e electrificação do troço Meleças - Torres Vedras e da abertura do concurso público para a empreitada da obra do troço Torres Vedras - Caldas da Rainha e a inclusão, no PNI-2030, do projecto de electrificação do troço Caldas da Rainha – Louriçal, em Outubro do ano passado, a DORLEI do PCP alertou para a necessidade de “uma atenta intervenção no sentido de impedir atrasos ou retrocessos nas conquistas alcançadas, e de prosseguir a exigência da requalificação, electrificação e modernização de toda a linha”.

É nesse sentido que o Projecto de Resolução do Grupo Parlamentar do PCP inclui nos seus pontos não só a exigência da conclusão dos concursos e cumprimento dos prazos de execução do processo de modernização, mas também a reivindicação da remodelação de estações e apeadeiros; da criação de interfaces modais em Torres Vedras, Caldas da Rainha e Leiria; e a aplicação do PART em todo o percurso da Linha.

O Projecto de Resolução faz parte de um vasto conjunto de iniciativas e intervenções em variados planos que o PCP prometeu desenvolver até ser alcançado o objetivo final da modernização de toda a Linha do Oeste.

A presença do Partido na Assembleia da República – e também no Parlamento Europeu e nas Autarquias – é a mais sólida garantia de que os interesses da população de Leiria continuam a ser defendidos nos diversos órgãos políticos.

O Projecto de Resolução pode ser lido na íntegra aqui.

9 de Junho de 2021
A Direcção da Organização Regional de Leiria do