sexta-feira, 17 janeiro 2020

Posições Políticas

PCP QUESTIONA O GOVERNO SOBRE ATRASOS NA APLICAÇÃO DOS DESCONTOS NOS PASSES NA LINHA DO OESTE

comboio linha oeste

O Grupo Parlamentar do PCP apresentou no dia 3 de Janeiro, na Assembleia da República, uma Pergunta ao Ministro das Infraestruturas e Habitação  sobre o já anunciado atraso na aplicação dos novos descontos no preço dos passes na Linha do Oeste, na ligação entre a Comunidade Intermunicipal do Oeste e a Área Metropolitana de Lisboa. Tal atraso contrasta com o que aconteceu com os operadores rodoviários cujos descontos vigoram desde 1 de Janeiro.

Trata-se de uma situação que discrimina os utentes da Linha do Oeste, a exemplo do que aconteceu em 2019, em que os descontos na ferrovia só entraram em vigor em Junho, enquanto que nas ligações rodoviárias em Abril já estavam em vigor.

No caso do transporte ferroviário, a Autoridade de Transportes é o próprio Governo pelo que o processo de aplicação dos novos preços dos passes deveria estar facilitado, devendo ficar desde logo garantida a compensação à CP pelos custos da redução das tarifas, daí que a situação que agora se verifica e que prejudica e discrimina os utentes da Linha do Oeste seja a todos os níveis inaceitável e incompreensível.

Já em 2019, o PCP defendeu na Assembleia da República a articulação tarifária e a promoção da redução de preços dos transportes nas ligações entre áreas metropolitanas e comunidades intermunicipais limítrofes. Não foi por falta de alerta ou de iniciativa do PCP que este problema se volta a verificar, a repetição desta discriminação tem um único responsável: o Governo.

A DORLEI do PCP reitera que a intermodalidade e a redução tarifária em todo o País é indispensável, com um tecto máximo nacional de 40 euros para um passe mensal que dê acesso aos transportes públicos de cada região e proporcionalmente às ligações pendulares inter-regionais.

4 de Janeiro de 2020

O Gabinete de Imprensa da

Direcção da Organização Regional de Leiria do

Partido Comunista Português

Imprimir Email