quinta-feira, 02 abril 2020

Posições Políticas

PCP expressa pesar pelo falecimento de Norberto Barroca

Norberto Barroca

O Secretariado da Direcção da Organização Regional de Leiria do PCP expressa o seu pesar e consternação pelo falecimento do Arquitecto Norberto Barroca, natural da Marinha Grande, uma das mais ilustres figuras deste Concelho e uma referência nacional na área da cultura.

Nascido na Marinha Grande em 1937, Norberto Barroca foi uma figura destacada da Cultura na Marinha Grande e no plano nacional, e simultaneamente um homem de valores e de causas progressistas, com profundas preocupações sociais.

Como homem da cultura, foi actor, declamador, encenador, cenógrafo, figurinista, professor e autor. Esteve desde cedo ligado ao teatro, tendo tido ao longo da sua vida ligação a quase todas as principais Companhias e Grupos de Teatro do País, tendo dirigido ou tido um papel de grande destaque em várias delas. Manteve sempre uma grande ligação à sua terra natal e à sua História, tendo sido responsável pela encenação de importantes reconstituições da História da Marinha Grande como a Revolta Operária do 18 de Janeiro de 1934 e a Chegada dos Stephens à Marinha Grande.

Homem que sempre recusou protagonismos, nele prevalecia a modéstia e a simplicidade, apanágio das gentes laboriosas e com sentido de classe, que são timbre da terra em que nasceu e do seu próprio percurso enquanto cidadão – um democrata e progressista, defensor das liberdades, da Democracia e dos Valores de Abril.

No momento do seu falecimento o PCP recorda e valoriza a cooperação que em várias situações e momentos Norberto Barroca desenvolveu com o PCP, nomeadamente no âmbito da CDU e do poder local, tendo sido candidato pela APU e pela CDU em vários actos eleitorais autárquicos à Assembleia Municipal e à Câmara Municipal da Marinha Grande, exercido o cargo de assessor para a cultura na CM da Marinha Grande e sido apoiante da CDU no Porto.

Norberto Barroca deixa uma grande obra e um importante legado que devem ser valorizados e reconhecidos, nomeadamente na sua terra natal. Com o seu desaparecimento a cultura e a cidadania portuguesas ficam mais pobres, mas são ricos os exemplos e ensinamentos que nos deixa.

O Secretariado da DORLEI do PCP endereça à família de Norberto Barroca os mais sentidos pêsames e a solidariedade do Partido Comunista Português.

Marinha Grande, 3 de Janeiro 2020

O Secretariado da Direcção da Organização Regional de Leiria do

 Partido Comunista Português

Imprimir Email