quinta-feira, 02 abril 2020

Posições Políticas

ATRASOS NOS CONCURSOS VOLTAM A PÔR EM CAUSA O FUTURO DA LINHA DO OESTE

lo 

Comunicado à Imprensa da Direcção da Organização Regional de Leiria do PCP 

Os atrasos que se estão a verificar na conclusão do concurso para a execução da obra de modernização/electrificação da Linha do Oeste, entre Meleças e Torres Vedras e na abertura do concurso para a execução da obra do mesmo tipo entre Torres Vedras e Caldas da Rainha, suscitam renovadas preocupações da Direcção da Organização Regional de Leiria (DORLEI) do PCP quanto ao futuro deste troço ferroviário.

Esta situação realça a ideia de que, para os sucessivos governos do PS e do PSD com ou sem CDS, a modernização da Linha do Oeste parece ser sobretudo um assunto de campanha eleitoral que facilmente deixa de constituir elemento de atenção após esse período.

Depois das promessas feitas pelo anterior Governo, no sentido de obra ter início no princípio de 2020, a DORLEI do PCP teme que tal não venha a suceder.

A DORLEI do PCP considera que o Governo tem de cumprir com os compromissos assumidos com as populações do Distrito de Leiria e os utentes da Linha do Oeste. Neste sentido o PCP irá intervir na Assembleia da República no sentido de inquirir o Governo das razões de tais atrasos e exigir as adequadas e urgentes medidas que permitam ultrapassar as dificuldades que estão a impedir a concretização deste importante passo para a modernização/electrificação da Linha do Oeste.

Simultaneamente a DORLEI do PCP manifesta a sua preocupação pelo facto de ainda não ter sido tornado público o plano para a modernização/electrificação do troço entre as Caldas da Rainha e o Louriçal e, igualmente, de não se conhecerem até à data quaisquer projectos de requalificação das estações e apeadeiros da Linha do Oeste e de implantação de um sistema automático de informação aos passageiros.

Reafirmando a sua proposta da necessidade da existência de um passe intermodal com tarifários reduzidos para todo o Distrito de Leiria e da melhoria da rede de transportes públicos em vários concelhos do Distrito, a DORLEI do PCP alerta simultaneamente para a necessidade de o processo de redução de tarifário, no âmbito do Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos (PART), em 2020, ser negociado atempadamente com todos os operadores, rodoviários e ferroviário, para que não se registem nem atrasos nem divergências consoante o tipo de transportes, como os verificados este ano.

A DORLEI do PCP alerta as populações do Distrito de Leiria para a necessidade de prosseguir a luta em defesa da Linha do Oeste, elemento indispensável para o desenvolvimento económico e social do distrito de Leiria.

26 de Novembro de 2019

O Gabinete de Imprensa da
Direcção da Organização Regional de Leiria do
Partido Comunista Português

Imprimir Email