Posições Políticas

Comunicado da Direcção de Organização Regional de Leiria do PCP

Imprimir
Criado em segunda, 11 julho 2016, 15:45

 

A Direcção da Organização Regional de Leiria (DORLEI) do PCP, reunida a 8 de Julho de 2016, procedeu à análise da situação política e social no distrito e a nível nacional. A DORLEI do PCP, valorizando a intensa e diversificada intervenção política do Partido, sublinha resultados positivos alcançados no quadro da nova fase da vida política nacional e apela ao desenvolvimento, alargamento e intensificação da luta de massas. A DORLEI do PCP debruçou-se sobre a preparação do XX Congresso do PCP e tomou decisões relativas à calendarização da sua terceira fase preparatória , que se iniciará em final de Setembro.

 

Defender os trabalhadores e o povo, lutar por um Portugal com futuro

A DORLEI do PCP analisou a situação política no Distrito de Leiria, que reflectindo a tendência nacional, é marcada por elementos contraditórios. Por um lado, por avanços e progressos que, na sequência da solução política e da concretização da posição conjunta subscrita por PCP e PS, têm permitido a reposição de direitos, rendimentos e remunerações - de que o Orçamento do Estado para 2016 é uma expressão. Por outro, pela intensificação de factores de chantagem e pressão desenvolvidos pelo grande capital e a partir das instituições da União Europeia, estimuladas no plano nacional pelo PSD e CDS-PP, a pretexto de eventuais “sanções” ou “medidas adicionais”, do Programa Nacional de Reformas e do Programa de Estabilidade; bem como pela recusa do governo do PS em enfrentar decididamente quer os constrangimentos decorrentes de imposições externas – sejam as da dívida, sejam as da União Europeia – quer aqueles que em Portugal, associados ao capital monopolista, limitam as possibilidades de passos mais decididos na inversão da política do anterior governo PSD/CDS-PP.

A DORLEI do PCP valorizou as recentes vitórias da luta dos trabalhadores e do povo e de outras camadas não monopolistas, nomeadamente com a reposição das 35 horas para os trabalhadores em funções públicas, a baixa do IVA para a restauração, a reposição dos feriados roubados, entre outras. A DORLEI DO PCP sublinha a necessidade e possibilidade de se ir mais além na reposição de direitos e condições de vida e reafirma a posição do PCP de defesa das 35 horas semanais de trabalho para todos os trabalhadores, dos sectores público e privado.

O DORLEI do PCP considera que numa muito exigente fase da vida política nacional, a resultante das contradições que percorrem a situação nacional, depende em grande medida do desenvolvimento e alargamento da luta dos trabalhadores e das populações, bem como da intensa intervenção do PCP. Será a luta que impedirá o regresso da política de empobrecimento, destruição económica e submissão, política que está no centro das pressões e chantagens que a União Europeia, em conluio com o PSD e CDS levam a cabo contra Portugal.

A DORLEI do PCP avaliou a intervenção do PCP no Distrito de Leiria, destacando as várias campanhas levadas a cabo nos últimos meses, salientando o êxito da campanha contra a precariedade – cuja 1ª fase agora termina - que permitiu o contacto com quase dois milhares de trabalhadores em empresas. A DORLEI do PCP apela aos militantes do Partido que participem e se empenhem nesta campanha na sua segunda fase.

A DORLEI do PCP reafirma a sua solidariedade para com os trabalhadores do Distrito de Leiria em luta pelos seus direitos e condições de vida. Em particular a DORLEI do PCP saúda os trabalhadores da empresa municipal “Nazaré Qualifica” e as populações do Bombarral em luta pela melhoria dos serviços de Saúde daquele concelho.

A DORLEI do PCP procedeu a uma avaliação do trabalho autárquico no Distrito de Leiria, tendo salientado a dedicada intervenção dos eleitos do PCP nas Câmaras Municipais, Assembleias Municipais, Juntas e Assembleias de Freguesia no distrito. Uma intervenção que confirma os traços identitários da CDU e da sua intervenção, com honestidade, capacidade de trabalho e competência. Uma intervenção que confirma a importância do PCP e da CDU na defesa dos interesses das populações.

Assim, e no que às próximas eleições autárquicas diz respeito, a DORLEI do PCP reafirma o propósito de o PCP concorrer no quadro da CDU a todos os órgãos municipais do distrito de Leiria.

A DORLEI do PCP tomou conhecimento, com preocupação, da situação na Câmara Municipal da Marinha Grande. Na sequência da ruptura do compromisso assumido com o PCP para a gestão do município, em virtude da obstinação em prosseguir projectos claramente contrários ao compromisso estabelecido com o PCP e com a população da Marinha Grande. A gestão da Câmara Municipal pelo Partido Socialista tem sido caracterizada pela instabilidade de uma gestão “à vista”, pela incapacidade para dar resposta aos problemas do concelho e dirigir os destinos do concelho e para construir os necessários consensos com as restantes forças políticas que permitam o normal funcionamento da autarquia por forma a dar resposta aos justos anseios das populações deste concelho.

A DORLEI do PCP programou a actividade do PCP no Distrito de Leiria nos próximos meses. Da intensa actividade a DORLEI destaca a realização no próximo, Domingo, dia 17 de Julho, na Foz do Arelho, da Festa de Verão do PCP. Uma importante iniciativa que contará com animação musical com Manuel Freire e Nelson Rodrigues e que terminará com um Comício com a participação de Jerónimo de Sousa, secretário geral do PCP.

A DORLEI do PCP abordou os aspectos regionais da preparação da Festa do “Avante!” que comemora este ano a realização da 40ª Festa com o alargamento do terreno da Festa na sequência da aquisição pelo PCP da Quinta do Cabo que agora se junta à Quinta da Atalaia num único e renovado espaço para a Festa do Avante. A DORLEI do PCP apela os militantes e amigos do Partido para que se empenhem nas tarefas de preparação da Festa do “Avante!”, nomeadamente a divulgação do seu programa cultural, a venda da EP e a preparação e construção do Espaço da ORLEI na Festa do “Avante!”

A DORLEI do PCP saúda os militantes do Partido e todos os amigos e democratas que contribuíram para o sucesso da Campanha de Fundos para a aquisição da Quinta do Cabo, valorizando o facto de a Organização Regional de Leiria ter alcançado os objectivos traçados.

A DORLEI do PCP apela à participação de todos os comunistas na vida do partido, no desenvolvimento, alargamento e intensificação da luta de massas pela defesa e reposição das conquistas de Abril, por uma política patriótica e de esquerda, e que serão tão mais possíveis de conquistar e atingir quanto mais forte for a mobilização e luta dos trabalhadores e do povo.

Marinha Grande, 8 de Julho de 2016

2018 Organização Regional de Leiria do PCP | www.pcp.pt | Joomla Templates Free.