Posições Políticas

SOBRE OS ACTOS DE VANDALISMO E A SITUAÇÃO NO ABRIGO DO LAGAR VELHO, LAPEDO, EM LEIRIA

Escrito a .

criança do lapedo

COMUNICADO DA DIRECÇÃO DA ORGANIZAÇÃO REGIONAL DE LEIRIA DO PCP
Face aos recentes actos de vandalismo ocorridos no Abrigo do Lagar Velho, Lapedo, no concelho de Leiria, a Direcção da Organização Regional de Leiria do PCP vem pronunciar-se sobre a situação em torno deste monumento arqueológico, património nacional.
1 – A DORLEI do PCP condena os actos de vandalismo praticados no sítio arqueológico do Abrigo do Lagar Velho no Lapedo, concelho de Leiria, que reclamam a adequada investigação e responsabilização dos seus autores.
2 – O sítio arqueológico, uma área que foi ocupada por seres humanos há pelo menos 29 mil anos, classificado pela DGPC como monumento nacional, é da maior relevância científica, inclusive no plano internacional, para o estudo e conhecimento da evolução humana e da interacção humana com o meio envolvente no paleolítico superior.
3 – A propriedade privada dos terrenos onde se situa tem sido um obstáculo ao desenvolvimento dos trabalhos na dimensão e intensidade que se impunha, um problema sério para a criação de condições eficazes de protecção, salvaguarda e divulgação e um sério impedimento para o imprescindível investimento do Estado.
4 - O PCP saúda e realça a dedicação e o esforço de todos os que desde as descobertas iniciais - quer em regime de voluntariado, quer profissionais do sector - se têm dedicado aos trabalhos de campo, estudo, preservação e divulgação deste património.
5 – Há muito que o PCP alerta para a necessidade de trazer ao património público os terrenos onde se insere este sítio arqueológico. Por isso a aquisição dos terrenos tem feito parte dos programas eleitorais da CDU no concelho de Leiria.
6 – O PCP constata e denuncia o desinteresse e a inacção dos vários governos, da responsabilidade do PS, PSD e CDS, relativamente a este relevante património nacional.
7 – A passagem dos terrenos para o património do Estado é uma emergência pela qual o PCP se irá bater, designadamente na Assembleia da República. O PCP irá igualmente intervir em defesa da imperiosa necessidade de investimento do Estado para criação de condições de segurança, protecção e salvaguarda deste património, bem como pela realização de campanhas de campo sistemáticas e ampliadas.
Leiria, 21 Fevereiro 2022

Imprimir