quinta-feira, 28 março 2024

O PCP saúda a luta dos agricultores

123

A CNA no dia 21 de Fevereiro no Mercado semanal de Porto de Mós distribuiu leite e fruta produzido no nosso país pela pessoas que passavam em protesto pelos graves problemas que a agricultura atravessa.

O PCP saúda a luta dos agricultores e apresenta moção na AM de P. Mós em defesa do sector agrícola do concelho e do mundo rural.

Acção da CNA no concelho de Porto de Mós – Fev. 2014
No entender da CNA, são muitos os problemas que afectam o sector agrícola no concelho de Porto de Mós, no subsector da Fruticultura os problemas vão desde os elevados custos de produção, até à ao facto da comercialização estar nas mãos da grande distribuição causa grandes problemas aos pequenos produtores, que se vêm forçados a concorrer no mercado com fruta proveniente de diversas regiões, tal como a Espanha, França e em particular da região do Mercosul, onde os custos de produção e os apoios à produção são incomparavelmente superiores. No entender da CNA esta situação coloca os nossos produtores numa situação de desvantagem e vêm-se obrigados a abandonar a terra.

O sector pecuário também sobre do mesmo mal, em tempos, os subsectores da suinicultura e bovinicultora, com a produção de leite e carne chegou a ter grande actividade no concelho. O concelho chegou a ter 500 vacarias, produzindo mais de 50.000 litros de leite por dia.

A situação hoje é bem diferente, resultado de anos sucessivos de políticas que destruíram a nossa agricultura, nomeadamente os pequenos agricultores. Os custos com a Segurança Social, os elevados preços do gasóleo, da energia eléctrica, os adubos, assim como os pequenos produtores serem obrigados a estar colectados nas finanças para poderem comercializar os seus produtos e acederem a apoios do IFAP, colocam em causa a sobrevivência da pequena agricultura e o próprio Mundo Rural.

A CNA vê também com muita preocupação a questão da possibilidade de, no quadro da União Europeia estar em discussão o fim das cotas à produção de certos produtos agrícolas, situação que, a acontecer, vai inundar o nosso país com produtos vindos de fora.

A possível privatização da água e a aplicação das Patentes nas sementes, que vêm aumentar os custos de produção e obrigar os produtores ao uso de uma determinada marca de semente, foram preocupações que a CNA também levantou.