sexta-feira, 29 março 2024

PCP visita Feira Nacional da Floresta em Pombal

Uma delegação do Partido Comunista Português, composta pelo deputado do PCP no Parlamento Europeu, Miguel Viegas, Filipe Rodrigues do Comité Central do PCP e Fernando Domingues da Direcção Regional do PCP e da Comissão Concelhia de Pombal, visitaram a convite da organização do evento, a Feira Nacional da Floresta que reuniu este fim de semana na Expocentro, concelho de Pombal, os principais agentes da fileira. Depois de visitar o espaço da Feira, o deputado comunista participou num debate sobre política florestal da União Europeia.

Conforme o PCP tem afirmado, a fileira florestal representa mais um exemplo dos imensos recursos nacionais que continuam desaproveitados por mera falta de políticas adequadas. O setor florestal caracteriza-se por uma enorme fragmentação da propriedade que impede a concretização de uma política correcta de ordenamento florestal. Acresce a este fator a longa duração do ciclo produtivo e os riscos de incêndio que crescem na razão do desinvestimento nas políticas de prevenção.

Desta forma, só com uma polícia de apoio efectivo ao movimento cooperativo, e com uma forte participação dos baldios será possível implementar uma verdadeira política florestal ao serviço do desenvolvimento do país, criando riqueza num quadro de sustentabilidade social e ambiental. Importa lembrar que o ordenamento florestal, baseada na preservação das novas espécies autóctones representa a melhor prevenção relativamente aos incêndios, mas implica obrigatoriamente de políticas e de investimento público.

PCP visita Feira Nacional da Floresta em Pombal 1PCP visita Feira Nacional da Floresta em Pmbal 2