Comissões Concelhias

Reordenamento florestal e prevenção em vez de mais dinheiro para o combate.

Imprimir
Criado em sexta, 14 agosto 2015, 21:54
1. Reordenamento florestal e prevenção em vez de mais dinheiro para o combate.
2. Saudação aos Soldados da Paz. Matas Nacionais (de Pataias e Vimeiro).
 
1. A CDU entende que o governo PSD.CDS também falhou completamente nesta frente da prevenção e reflorestamento da Floresta ao apostar mais nos negócios de combate aos incêndios (80 milhões para aeronaves enquanto apenas 30 milhões para Bombeiros e câmaras) em vez de dar vida e qualidade às florestas com pessoas que as saibam cuidar, não obstante os apoios comunitários existentes que não aproveita, e com o investimento no uso de espécies florestais autóctones. A gravidade da lei da eucaliptização ao serviço da indústria do papel fez com que a área de eucaliptos já supera as do pinheiro e do sobreiro. Nas equipas de Sapadores Florestais reina a instabilidade. O que urge fazer no ordenamento, tratamento, limpeza, aceiros, povoamento está tudo por fazer. 
A CDU destaca a falta de consideração para com os heróicos Soldados da Paz, quando o (des)governo não entrega equipamentos de protecção individual ou paga, apenas,  a 1,87 euros à hora nas Equipas de Combate a Incêndios.
A CDU releva, que é absolutamente necessário inverter a lógica actual e as prioridades que levam a existir mais orçamento para o combate aos incêndios do que para a prevenção dos fogos florestais. Defendemos o Reordenamento Florestal.
 
2. A Coordenadora Concelhia da CDU saúda a eficácia e o esforço dos SOLDADOS DA PAZ do nosso município e releva que, depois de tantos alertas, verifica que Alcobaça não escapou este ano a este flagelo.
Reclama que haja rápida descoberta dos criminosos que provocaram incêndios mas também não esquece a responsabilidade de não haver vigilância nas Matas Nacionais, neste caso de Pataias e a especial Mata do Vimeiro (que não sucumbiu pela rápida intervenção e controlo dos Bombeiros de Alcobaça).
Mais uma vez, insistirá em Câmara e na Assembleia Municipal para que se invista na vigilância nas zonas de risco, bem conhecidas dos autarcas das freguesias, da Protecção civil e dos nossos Bombeiros.
 
 
COORDENADORA CONCELHIA DA CDU
ALCOBAÇA, 10 de agosto de 2015
 
2018 Organização Regional de Leiria do PCP | www.pcp.pt | Joomla Templates Free.