Comissões Concelhias

NÃO ACEITAMOS O ENCERRAMENTO DOS BALCÕES DA CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS NA CARANGUEJEIRA E NOS POUSOS, LEIRIA

Imprimir
Criado em domingo, 02 abril 2017, 13:09

A noticiada intenção do Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos de encerrar, mais uma vez, duas dependências no concelho de Leiria, agora na Caranguejeira e nos Pousos, devem merecer o repúdio dos clientes e de todos os que pugnam pelo desenvolvimento coeso do concelho e do território nacional. 

Tal como já acontece com a Freguesia da Maceira, o encerramento dos serviços da Caixa na Caranguejeira e nos Pousos, a concretizar-se, seria gravemente lesivo dos direitos dos seus trabalhadores e das populações e dos interesses da economia local.

Esta medida parece mais destinada a abrir mercado à grande banca privada, onde predominam os capitais estrangeiros, do que a resolver eventuais problemas do banco público. 

A poderosa ação movida contra a CGD desde o governo PSD/CDS e continuada hoje por esses mesmos partidos – alinhados com a vontade do capital financeiro internacional – está parcialmente a produzir os seus efeitos por causa das hesitações, incoerência, compromissos de bastidores e tibieza do governo PS na defesa dos interesses nacionais. 

O Secretariado da Comissão Concelhia de Leiria do PCP manifesta a sua oposição a estes encerramentos e concomitantes despedimentos de trabalhadores e disponibiliza-se para, com todos os que queiram manter essas dependências em atividade, reunir vontades e encontrar as plataformas e os caminhos necessários para que a Caranguejeira e os Pousos mantenham estes balcões. 

Para o PCP, a Caixa Geral de Depósitos é uma empresa financeira estratégica ao serviço do povo e do desenvolvimento do país. 

A necessária e urgente recapitalização da CGD não pode ser o pretexto para “reestruturações” que conduzem ao encerramento de balcões, ao despedimento de trabalhadores, ao enfraquecimento do banco público e à promoção de interesses rapaces e especuladores do grande capital financeiro privado. 

O PCP expressa a sua solidariedade às populações, aos trabalhadores e aos agentes económicos e sociais cujos direitos e interesses são desta forma postos em causa e exorta-os a lutarem pela manutenção destes balcões nestas freguesias.

Leiria, 31 de março de 2017 

O Secretariado da Comissão Concelhia de Leiria do PCP

2017 Organização Regional de Leiria do PCP | www.pcp.pt | Joomla Templates Free.