Comissões Concelhias

Comunicado da Comissão Concelhia de Leiria do PCP

Imprimir
Criado em segunda, 19 novembro 2012, 22:18
Comunicado da Comissão Concelhia de Leiria do PCP sobre a situação política, económica e social do concelho
 
- 1 -
A Comissão Concelhia de Leiria do PCP vem saudar os trabalhadores do concelho, do sector público administrativo e dos setores empresariais, que, com coragem, sacrifício e um elevado sentido de responsabilidade, contribuíram para a grande greve geral do passado dia 14 de Novembro – uma das maiores de sempre em Portugal e em Leiria –, dando assim um salto qualitativo na luta dos trabalhadores e do povo contra as políticas de direita e o pacto de agressão das troikas nacional e estrangeira e pela construção de uma alternativa a este rumo para o desastre.

Caminho para o desastre que está a ter fortíssimas repercussões também em Leiria com o alastramento do desemprego, a ruína da agricultura familiar, a destruição de micro, pequenas e médias empresas de todos os setores, o definhamento do comércio tradicional e do centro da cidade e a hecatombe na construção civil.

 
- 2 -
A ofensiva contra as freguesias, centrada agora na extinção de muitas delas e na criação de novas por agregação de territórios à revelia da vontade e do interesse das populações, que o Governo PSD/CDS teima em prosseguir, é uma componente da política de direita, centralista e autoritária, conduzida por gente que odeia e quer destruir o poder local democrático saído do 25 de Abril, gente que quer afastar tanto quanto possível o povo das esferas de decisão política e da gestão dos seus destinos.

O mapa dado a conhecer para o concelho de Leiria, para além de ser um disparate, é um crime contra o concelho e as suas populações, que merece o repúdio geral e deve ter a oposição institucional de todos os órgãos do poder local existentes no concelho.

 
- 3 -
A Comissão Concelhia de Leiria do PCP manifesta a sua total oposição à decisão do governo PSD/CDS de extinção de uma entidade de turismo específica para a região de Leiria e a separação de Leiria do seu território geográfico, económico e social de sempre. Tal medida, a concretizar-se, tornaria Leiria, também neste domínio, periférica e totalmente dependente da vontade dos poderosos de Coimbra e Aveiro, sem qualquer capacidade de defesa dos seus interesses.

Mais uma vez, a contra-reforma administrativa, agora na esfera do turismo, levada a cabo pelos partidos das políticas de direita – o PSD, o PS e o CDS-PP –, de natureza centralista e elitista, despreza Leiria e as suas populações.

Ao contrário do que afirmam, estas decisões não promovem qualquer poupança, ao invés, são, para além de iníquas, economicamente irracionais e visam apenas servir os interesses mais poderosos existentes no sector do turismo, impor uma divisão administrativa centralizada em pequenos terreiros do paço não eleitos, tornar um facto consumado uma divisão administrativa do território que amesquinha Leiria e as suas gentes, acarretando gravíssimos prejuízos para o turismo e a economia regionais.

A Comissão Concelhia de Leiria do PCP apela aos órgãos do poder local do concelho para que repudiem tais intenções e tudo façam para impedir a sua concretização.

Leiria, 15 de Novembro de 2012.
 

2018 Organização Regional de Leiria do PCP | www.pcp.pt | Joomla Templates Free.