Acções e Iniciativas

FESTA DE VERÃO NA FOZ DO ARELHO 2016

Imprimir
Criado em terça, 19 julho 2016, 11:20

AdelaideWFoz17072016W

 

Realizou-se no domingo 17 de Julho, a Festa de Verão do PCP na Foz do Arelho com a participação de Jerónimo de Sousa secretário geral do PCP . Esta Festa onde participaram mais de 300 camaradas e amigos contou com  momentos culturais com Manuel Freire e Nelson Rodrigues. No comício que encerrou a Festa intervieram  Adelaide Pereira responsável pela Organização Regional de Leiria e  Jerónimo de Sousa secretário Geral do PCP."

Intervenção de Adelaide Pereira (do Comité Central, responsável pela DORLEI)

 Em nome da Direcção da Organização Regional de Leiria saúdo todos os camaradas e amigos presentes em mais um edição da Festa de Verão do PCP! Saudação pelas lutas que travámos juntos neste último ano! Saudações por continuarmos a reforçar este grande Partido, que é determinante para a reposição de direitos, rendimentos e remunerações dos trabalhadores e do povo, que é determinante para intensificar a luta por uma política patriótica e de esquerda com os valores de Abril no futuro de Portugal !

 

 
Amigos e camaradas a situação política no Distrito de Leiriaé marcada por elementos contraditórios. Por um lado os trabalhadores e o povo estão a sentir nas suas vidas os desenvolvimentos positivos com a recuperação de dir eitos e rendimentos, entre os quais se destacam: a reposição das 35 horas de trabalho semanal para os trabalhadores com contrato de trabalho em funções públicas, a reposição dos 4 feriados roubados, a redução da taxa de IMI; a gratuitidade dos manuais escolares, o apoio extraordinário a desempregados de longa duração e a reposição da taxa de IVA de 13% num conjunto significativo de produtos no sector da Restauração. 

 

Mas camaradas, por outro lado, a situação dos trabalhadores no distrito de Leiria continua no geral a ser marcada pelos baixos salários, pela desregulamentação dos horários de trabalho, pela repressão patronal e destruição de postos de trabalho - designadamente com despedimentos  colectivos como aconteceu na empresa municipal Nazaré Qualifica e nos Estaleiros Navais de Peniche - pela precariedade  que afecta a generalidade dos trabalhadores do distrito,  como acontece na ESIP onde dos 900 trabalhadores mais de metade tem um vínculo de trabalho precário com a empresa; na KEYPLASTICS –  onde metade dos cerca de 700 trabalhadores não têm o seu vínculo à empresa mas ocupam um posto de trabalho permanente; na EUROPAC-EMBALAGEM onde cerca 80% dos  300 trabalhadores,  têm vínculo precário e onde empresa de trabalho temporário  chama os trabalhadores através de mensagem telefónica, muitas vezes no próprio dia.

 

São problemas graves, injustiças inaceitáveis, que só podem ser resolvidos de uma forma – pela luta! Essa é a grande questão que temos pela frente, intensificar a luta. Porque é ela que pode provocar alterações positivas na vida do nosso povo. Olhe-se para a realidade que hoje vivemos. É verdade que a situação dos trabalhadores e das famílias  tem registado melhoras. Foram já alcançadas conquistas no quadro da nova fase da vida política nacional.,Mas essas conquistas não nos caíram do céu, devem-se à luta e ao voto dos trabalhadores e do povo e à acção do PCP. 

 

Por isso queremos hoje, na nossa festa de verão valorizar e saudar a determinação e a firmeza dos trabalhadores do distrito de Leiria que resistem e lutam por aumentos de salários, contra a precariedade e em defesa da contratação colectiva na GALLO VIDRO, na B.A. VIDRO e na CRISAL  na Marinha Grande, na ESIP em Peniche, na KEYPLASTICS e na EUROPAC-EMBALAGEM (ex Portucel) – em Leiria;  contra a imposição  da laboração contínua na SCHAEFFLER  em  Caldas da Rainha;  pelo pagamento dos salários em atraso na MAPICENTRO  em Leiria; contra o  despedimento colectivo de 15 trabalhadores e pelo  pagamento de subsídios e remunerações diversas na empresa municipal Nazaré Qualifica;

 

Queremos também valorizar e saudar a luta dos pescadores  em Peniche e na Nazaré em defesa da contratação colectiva e pela melhoria das condições de trabalho a bordo, pela exigência de uma revisão da política de preços na primeira venda e dos custos dos factores de produção,   por «um Salário Mínimo Mensal Garantido para todos os trabalhadores do sector da pesca» e pelo reconhecimento da contagem do tempo aquando da imposição de períodos de defeso, para efeitos de reforma; mas também por mais apoios à pequena pesca e à pesca tradicional;

 

Valorizamos e saudamos também a luta dos  agricultores do distrito que passam por sérias dificuldades decorrentes do processo de integração na União Europeia e da Politica Agrícola Comum, da política  de apoio à grande produção e ao agro-negócio praticada pelos sucessivos governos, dos elevados custos de produção.

 

Aos trabalhadores, aos pescadores, aos agricultores, às populações,  dizemos:  podem continuar a contar com o PCP!  

 

Exemplo desse compromisso foi o facto de os deputados do PCP no Parlamento Europeu e na Assembleia da Republica terem desenvolvido neste ano uma importante actividade, de que são exemplo recente as jornadas sobre o desenvolvimento económico e social no distrito de Leiria com encontros com trabalhadores, dirigentes sindicais, pescadores e agricultores, ouvindo os seus problemas e informando sobre as propostas que temos vindo a apresentar na Assembleia da República e no Parlamento Europeu.

 

O PCP honra os seus compromissos e nesse sentido o apresentou na Ass. Da Republica um conjunto de projectos dos quais destacamos:

 

  • Plano Nacional de Combate à Precariedade Laboral, que dê resposta às diversas formas de aumento da exploração de que os trabalhadores são alvo
  • Propostas pela defesa e apoio aos trabalhadores da pesca, em defesa da Frota do Cerco, da pequena pesca e da pesca tradicional, 
  • Propostas para a defesa da agricultura familiar e dos pequenos e médios produtores e agricultores. 

 

Camaradas e amigos, o  PCP no distrito de Leiria continua empenhado na defesa da escola pública e continuará, firmemente, a defender o direito de todas as crianças e jovens a uma escola pública, gratuita, de qualidade, inclusiva e para todos. Nesse sentido queremos saudar o sucesso da Marcha em Defesa da Escola Pública e a grande  mobilização da população do distrito.

 

O PCP 

 

Cotinuamos também empenhados na defesa do Serviço Nacional de Saúde onde a situação no distrito continua a ser marcada pela falta de médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde, pela incapacidade de resposta aos problemas das listas de espera, pela desvalorização dos cuidados primários de saúde. 

 

Saudamos as lutas desenvolvidas no  Bombarral, em Caldas da Rainha, em Peniche e na Marinha Grande pela melhoria dos serviços de Saúde daqueles concelhos e reafirmamos que o PCP continuará a bater-se e a exigir do Governo uma politica de defesa do SNS, que passa pela defesa do Hospital de Peniche e pela defesa do Hospital Termal das Caldas da Rainha público e de serviço público, integrado no Serviço Nacional de Saúde.

 

Também nas questões ambientais o nosso Partido tem apoiado e estimulado a luta das populações. Nomeadamente pela depoluição e desassoreamento da Lagoa Óbidos aqui ao nosso lado, onde os  níveis de assoreamento após trabalhos de remoção de areias que importaram em 4 milhões de Euros, se  mantêm   bastante elevados e onde a débil oxigenação das águas pôe em risco a faina dos mariscadores e prejudica  os fluxos turísticos. O PCP continuará a intervir  visando a defesa de um ecossistema sensível, a potenciação equilibrada de um recurso turístico de excepcional qualidade e a melhoria da qualidade de vida das populações.

 

Também na área da mobilidade o PCP não tem poupado esforços para defender os direitos das populações. Saudamos por isso a luta em defesa da Linha do Oeste pela sua modernização, envolvendo os troços a Sul e a Norte das Caldas da Rainha, pela dotação, com caráter urgente, de pessoal ferroviário e de material circulante que permita impedir as frequentes supressões de comboios e pela  reabertura de estações com pessoal ferroviário que possa dar a devida assistência aos passageiros e a instalação de todas as estações e apeadeiros com um sistema de informação electrónica de horários e eventuais alterações de serviço. Estas e outras, são propostas que o PCP já apresentou na Assembleia da Republica.

 

A todos os trabalhadores em luta, a todas as populações o PCP manifesta a sua solidariedade activa e reafirma o seu compromisso  na defesa dos seus direitos e aspirações.

 

Camaradas e amigos: 

 

Temos grandes tarefas e responsabilidades pela frente. E desde logo o reforço da organização do nosso Partido e a preparação do XX Congresso do PCP que se realizará a 2,3 e 4 de Dezembro em Almada. Mas antes disso temos que preparar a nossa bela Festa do Avante que este ano comemora a sua 40ª edição com um terreno maior e com melhores condições. Queremos por isso apelar aos militantes e amigos do Partido para que se empenhem nas tarefas de preparação da Festa do “Avante!”, nomeadamente na divulgação do seu programa cultural de grande qualidade, na venda da EP e na preparação e construção do Espaço da ORLEI na Festa do “Avante!”. E porque falamos da nossa Festa e do seu alargamento, queremos saudar os militantes do Partido e todos os amigos e democratas que contribuíram para o sucesso da Campanha de Fundos para a aquisição da Quinta do Cabo, e informar-vos que a Organização Regional de Leiria alcançou com sucesso o ambicioso objectivo que tínhamos traçado para esta campanha de fundos.

 

Mas para lá daquelas que são as grandes prioridades do nosso trabalho, a preparação da Festa do Avante, a preparação do nosso XX Congresso e o desenvolvimento da luta, temos também no horizonte para 2017 uma importante batalha. As eleições autárquicas. E por isso queremos hoje salientar 

 

a dedicada intervenção dos eleitos do PCP nas Câmaras Municipais, Assembleias Municipais, Juntas e Assembleias de Freguesia no distrito e afirmar desde já o propósito do PCP de concorrer no quadro da CDU aos órgãos autárquicos  do distrito de Leiria nomeadamente a todas as Câmaras e Assembleias Municipais do Distrito.

 

Camaradas e amigos:

 

A DORLEI do PCP, ao mesmo tempo que reafirma o seu compromisso de sempre com a luta pela democracia e o socialismo, dirige-se aos comunitas, aos trabalhadores e às populações do distrito e a todos os democratas e patriotas, para que, convergindo com a exigência de uma vida melhor, de um país mais justo, mais próspero e soberano, dêem mais força ao PCP, dêem mais força à luta por uma ruptura com a política de direita e por uma política alternativa patriótica e de esquerda com os valores de Abril no futuro de Portugal.

 

Viva a JCP! Viva o Partido Comunista Português!

 

2018 Organização Regional de Leiria do PCP | www.pcp.pt | Joomla Templates Free.