sábado, 20 abril 2024

foto3 foto4

Defender o meio ambiente, a agricultura e o desenvolvimento sustentável
CDU em acções de pré-campanha no Concelho de Alcobaça

A CDU realizou hoje no Concelho de Alcobaça várias acções de pré-campanha dedicadas à defesa do meio ambiente, património natural e agricultura, em que participaram a 1ª Candidata da CDU no Distrito de Leiria, Heloísa Apolónia, e António Raposo, Candidato da CDU, de Alcobaça, o Mandatário Concelhio de Alcobaça da CDU, Rogério Raimundo, e vários dirigentes e activistas do PCP e do PEV.

Sensibilizar para os efeitos dos plásticos descartáveis

Durante a Manhã os candidatos participaram numa acção do Partido Ecologista os Verdes na Praia de São Martinho, de sensibilização da população e turistas para as consequências do uso de plásticos descartáveis, uma acção assente numa pequena instalação que simula os oceanos e os plásticos que os poluem e num folheto informativo com informações várias sobre os perigos associados à utilização deste tipo de material.

Proteger as Arribas da Praia de São Martinho do Porto e as populações

Ainda durante a manhã os candidatos e os activistas da CDU deslocaram-se ao Miradouro do Facho de onde puderam observar os efeitos das recentes derrocadas das Arribas norte de São Martinho do Porto e a fragilidade daquelas formações. Sobre esta questão a CDU considera que as acções até agora anunciadas pela Agência Portuguesa do Ambiente visando a protecção das pessoas, nomeadamente as que utilizam o túnel das Arribas, são importantes, mas claramente insuficientes. É necessário, e cada vez mais urgente, um plano de protecção das Arribas, visando a sustentabilidade e preservação ambiental daquelas formações e de contenção da sua crescente erosão. Simultaneamente os candidatos da CDU sublinharam a necessidade de um questionamento, à luz da revisão do PDM, da pressão de construção na zona envolvente das Arribas.

Combater a poluição dos cursos de água no concelho de Alcobaça

Durante a tarde a delegação da CDU deslocou-se à Freguesia de Turquel, no lugar da Charneca do Rio Seco, onde pôde constatar a poluição daquelas águas, e o estado de degradação e mesmo abandono de uma das estações elevatórias de águas residuais e esgotos. A CDU considera ser de imperiosa necessidade a concretização de um verdadeiro projecto e sistema de tratamento de esgotos e efluentes de suiniculturas no concelho de Alcobaça, nomeadamente por via da a construção de duas novas ETAR’s (uma na Freguesia da Benedita e outra junto à actual ETAR de São Martinho do Porto), com maior fiscalização que impeça as sucessivas descargas ilegais de efluentes, e com a adopção de uma estrutura que responsabilizando as suiniculturas e envolvendo o Estado e a Autarquia, dê uma resposta cabal e ecologicamente aceitável à questão dos efluentes suinícolas, uma das fontes de poluição dos cursos de água em vários concelhos do Distrito de Leiria.

Valorizar a agricultura e o movimento associativo dos agricultores

A Delegação da CDU terminou o dia com uma visita ao Regadio da Cela, tendo reunido com a Direcção da Associação de Beneficiários deste sistema de regadio que conta já com 80 anos, que abrange uma área de 454 Hectares e que conta com cerca de 500 associados.

A delegação da CDU teve a oportunidade de conhecer os novos investimentos neste regadio que permitirão maior eficiência e poupança de água, bem como a diversidade de produções agrícolas ali desenvolvidas nas áreas da fruticultura e horticultura, factor ele próprio de sustentabilidade, ao contrário das lógicas do agronegócio de monocultura intensiva.